GKO Informática cresce 18,8% em vendas em 2019

A GKO Informática, empresa que desenvolve e dá suporte à implantação de soluções de base tecnológica na área de logística e gestão de fretes para embarcadores, faz um balanço positivo de sua atuação em 2019, reportando crescimento de 18,8% nas vendas sobre o ano de 2018. Inicialmente, a empresa previa um crescimento de 15% para o período, acima inclusive da projeção do segmento de tecnologia da informação, que fechou o ano em torno de 10% segundo a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES).

O resultado acima do esperado, segundo Ricardo Gorodovits, diretor comercial da GKO Informática, foi impulsionado por investimentos para reforçar as estruturas internas das equipes de projeto e de serviços, desenvolvimentos em produtos do portfólio e novas estratégias comerciais. Outra importante frente de atuação foi para um reforço da marca e sua proximidade com o público, a partir da divulgação efetiva de conteúdos técnicos para clientes, parceiros e leads.

“Os resultados em vendas foram puxados principalmente pela LogPartners, nossa unidade de outsourcing para gestão de transportes do embarcador, e pela ampliação da base de usuários da solução Confirma Fácil”, comenta Gorodovits, relembrando que o aplicativo foi lançado no início de 2018 fruto das atividades desenvolvidas pela start up da empresa, a GKO Plus.

Na área comercial, após uma reestruturação que começou com a contratação de um novo CCO (Commercial Consulting Officer), a empresa traçou estratégias para alcançar um crescimento vigoroso e sustentável. Uma das metas era chegar a novos mercados, o que foi impulsionado pelo lançamento do Programa GKO Partnership, que mira empresas que atuam no segmento de logística ou em softwares de gestão, seja na condição de consultorias ou de revendas ou prestadoras de serviços.

“Atualmente, 10 empresas estão homologadas como parceiras GKO Informática em todo o país. Sabemos que é difícil a consolidação de parceiros que possam ser efetivos e que se ajustem à nossa cultura, mas vamos seguir firmes nesse projeto em 2020”, diz Gorodovits. “Nossa estratégia comercial está focada em ampliar o nível de atendimento local de nossos clientes em diferentes regiões do país, principalmente as mais remotas, como Norte e Nordeste, e vamos dar suporte aos processos de vendas desses parceiros. Como se vê, nossos objetivos não se direcionam apenas para crescermos em base de clientes ou faturamento, mas também na maior proximidade com nossos clientes e com o mercado”.

Novos clientes e expectativas 2020

Como resultado da expansão comercial, novas empresas de expressão no cenário nacional e multinacionais se tornaram clientes GKO Informática em busca da melhoria na gestão de fretes, como o Grupo Seb (do Sistema Educacional e de Comunicação Brasileiro), 2 Rodas (alimentício – fabricação de essências), Eli Lilly (laboratório), Luxottica (varejista de óculos), Medquímica (indústria farmacêutica), GurgelMix (máquinas e ferramentas), Suppley (laboratório de alimentos e suplementos nutricionais) e Iconic (lubrificantes).

Entre os produtos de portfólio da GKO Informática, em 2019 o aplicativo Confirma Fácil passou a ter representatividade expressiva no faturamento por suas características – oferecer informação ágil, proporcionar transparência de todo o processo de entrega acompanhando ciclo de pedido, além de ser de fácil contratação. A solução recebeu investimentos para o desenvolvimento de novas funcionalidades e para ampliação da equipe de atendimento.

“O produto amadureceu ainda mais em 2019, registramos excelente adesão e importante fidelização a ele. Entramos 2020 confiantes de que terá ainda mais projeção no mercado”, afirma Gorodovits com segurança.

O executivo também revela novidades para a LogPartners em 2020: a empresa vai lançar o serviço Torre de Controle, que terá como base ferramentas tecnológicas sofisticadas, e há previsão que seja outro destaque de crescimento de base de clientes. “Acreditamos neste crescimento porque as empresas precisam crescer e focar em seu negócio principal e, a gestão de transportes, apesar de estratégica, tem uma etapa focada na execução que pode ser realizada externamente por uma empresa de outsourcing especializada, algo que diferencia nossa equipe e capacidade de atendimento”.

Para o GKO FRETE, os planos são ampliar as funcionalidades Cloud (na web) do software e realizar novos desenvolvimentos que possibilitarão uma inflexão no momento de venda com maior intensidade a partir do segundo semestre do ano.

“A melhoria contínua nos processos de transportes é importante para toda empresa com distribuição ou coleta intensiva de produtos, e uma ferramenta como o GKO FRETE proporciona, além do recurso da auditoria dos valores pagos, uma definição melhor, por exemplo, sobre que produto se pode fazer um maior esforço de vendas sem tanto impacto no frete, proporcionando ótima qualidade das informações para facilitar a tomada de decisão do gestor. Os investimentos em TI para alcançar essa precisão de informações já vem sendo uma tendência do mercado e devem continuar em 2020, estamos preparados para acompanhar e atender essa demanda”, encerra Gorodovits.