GKO Informática lança Autocarga para GKO FRETE

A GKO Informática (www.gko.com.br), empresa especializada em soluções de base tecnológica para a área de logística com foco na gestão de fretes contratados, está lançando no mercado  uma novidade no software TMS embarcador GKO FRETE: o Autocarga, módulo que inova no conceito de organização das atividades de planejamento de embarques. A solução já se encontra em uso por clientes GKO FRETE, sendo gratuita para empresas que já utilizam o sistema.

Ricardo Gorodovits, diretor comercial da GKO Informática, explica que os procedimentos tradicionais de montagem de carga para viagem geram dificuldades quando inseridas variáveis e restrições específicas para compor seu custo. Entre esses complicadores estão: distâncias, tráfego, condições das ruas, localização dos depósitos, janelas de tempo, velocidades variáveis, barreiras físicas, restrições de circulação de veículos, jornadas de trabalho, entre outras informações. “Ao terceirizar o transporte, o embarcador deseja se abstrair da complexidade existente na elaboração das viagens, pois o que importa é quanto pagará pelo serviço, se os produtos serão entregues íntegros na data esperada e se haverá falha na entrega, provocada por erros nos processos internos”, explica Gorodovits, completando, em seguida: “Com o Autocarga, lidar com estas questões torna-se muito mais fácil. ”

O novo módulo permite simular, de forma simples, um picking list de separação e uma relação de todas as viagens necessárias para realização das entregas de produtos, considerando o que é relevante para o contratante do frete. Entre as validações englobadas pelo Autocarga para determinar a melhor solução para o embarcador estão: a escolha do transportador apto a realizar as entregas; cálculo das quantidades em unidades de movimentação e armazenagem de cada item e distribuição dos volumes ou paletes dentro das capacidades de cargas de cada tipo de veículo disponibilizado pelo transportador.

O Autocarga também leva em consideração outros parâmetros, a fim de evitar: o uso de veículos com características físicas incompatíveis à entrada ou à área de descarregamento no local de entrega; interrupções do transporte por barreiras fiscais provocadas pela inclusão de entregas sem as guias de recolhimento de impostos exigidas antecipadamente; e devoluções ou re-entregas, provocadas por restrições burocráticas no local de entrega. Por fim, o módulo permite garantir que os produtos estejam embalados ou paletizados conforme combinado com o destinatário, além de assegurar que o valor a ser pago pelo transporte é o menor entre as diversas combinações possíveis para a demanda apresentada.

GKO PLUS renovado

Lançado recentemente pela GKO Informática, o GKO PLUS foi criado como um pacote de serviços com base na WEB, estilo SaaS, e infraestrutura instalada na “nuvem”, uma proposta diferente do GKO FRETE. Na MOVIMAT 2015, uma destas soluções, o Confirma Fácil, vem renovada, dividida em três versões.

A versão Light cria um ambiente B2B sem a necessidade de validade jurídica, porém com um canal de comunicação de visibilidade e controle das entregas com o cliente final (visão do que foi embarcado por notificação e painel web). Ideal para produtos com entregas priorizadas e empresas que querem criar um relacionamento de garantia de qualidade com seu cliente, ou para compliance das Leis SOX.

O Confirma Fácil Audit permite que o entregador seja auditado na hora e no local da entrega. Esta versão oferece um aplicativo que obtém a geolocalização e digitalização da nota, além de data e hora da entrega para que a informação seja validada. Ela é ideal quando o cliente final da empresa está pulverizado e/ou não é sempre o mesmo, permitindo auditar as entregas sem a necessidade de intervenção de quem recebe o produto. Isto aumenta a segurança e integridade da informação.

A versão Full, por sua vez, contempla integração com o governo através do SEFAZ, utilizando a Manifestação do Destinatário para obter validade jurídica no processo de confirmação de entrega. É a solução mais completa, com toda a facilidade das demais e camada de segurança de assinatura digital no governo. Ideal para empresas com relacionamentos B2B estreitos, como redes de franquias, revendas, entre outras.

Com o GKO Plus, o usuário pode contratar um ou mais módulos, pagando apenas pelo volume utilizado. Além do Confirma Fácil, está disponível ao mercado o Ciclo do Pedido, um sistema voltado para o embarcador que deseja ter maior visibilidade desde a criação do pedido até sua entrega.

LogPartners registra aumento da procura por auditoria de fretes

Completando quatro anos em 2015, a LogPartners, braço de negócios da GKO focado na terceirização de processos da gestão de frete, tem entre seus clientes Diageo, Cacau Show, Puma, AGCO, Pernod Ricard e Ypioca. Ratificando uma tendência de mercado, a gerente da empresa, Aline Branco, observa um incremento de 60% na demanda por auditoria de fretes no primeiro semestre do ano: “Oferecemos indicadores gerenciais abrangentes e uma equipe com total conhecimento do serviço prestado. Por isso, as empresas que buscam maior controle dos seus processos de gestão de fretes e, porque não, a redução de custos internos, têm considerado mais a terceirização da auditoria”, analisa Aline.

Por meio do Business Process Outsourcing (BPO), a LogPartners tem oferecido ao mercado acesso a todo o portfólio do sistema GKO FRETE. Entretanto, em vez de comprar a solução, as empresas aproveitam os recursos por meio de uma central de serviços compartilhados que disponibiliza, além da auditoria de fretes, o acompanhamento de entregas de mercadorias e o planejamento de estratégias para gestão de frete.