A General Motors anunciou nesta terça-feira (19) um investimento de R$ 10 bilhões até 2024 nas fábricas de São José dos Campos (interior de São Paulo) e de São Caetano do Sul (Grande SP).
O investimento integra o novo programa de incentivo fiscal do governo de São Paulo para a indústria automotiva, o IncentivAuto.
Segundo Carlos Zarlenga, presidente da GM na América do Sul, o montante será usado para investimentos em novos produtos e tecnologia.
“Hoje é um dia que eu pensei que não iria chegar, mas chegou. Quando começamos esse caminho em dezembro tínhamos um problema sério, que era o destino das nossas fábricas no estado de São Paulo”, afirmou Zarlenga.
O governador de SP, João Doria (PSDB), afirmou que a GM chegou no fim do ano passado com a decisão tomada pela matriz a respeito do fechamento das duas fábricas.
Em um comunicado aos funcionários das fábricas, Zarlenga disse, em janeiro, que a GM vivia um momento crítico no Brasil.
Após reuniões com sindicatos e prefeituras, a diretoria da montadora também condicionou novos investimentos no estado a renegociações com governos, fornecedores, concessionários e trabalhadores.
Os sindicatos, por exemplo, aceitaram demandas da GM como condições para redução do piso salarial e aumento da carga horária em troca da garantia de novos investimentos nas fábricas.
“O governo de São Paulo criou condições para que a empresa se mantenha no país. E São Paulo cria também demanda para outros estados”, disse o secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles.
O IncentivAuto concede desconto de até 25% no ICMS para montadoras que investirem no mínimo R$ 1 bilhão e gerarem 400 empregos.
Fonte: Folha de S. Paulo