Go Electric inaugura segundo eletroposto em rodovias focado em empresas de transporte

Em continuidade ao seu plano de expansão, a Go Electric – empresa brasileira especializada em soluções para eletromobilidade – inaugurou, no último sábado, dia 27 de abril, o 2º eletroposto em rodovias brasileiras.

A unidade fica na Rodovia Anhanguera (SP 330), na altura do km 38, no trevo principal de Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, e já iniciou a operação com alta demanda por parcerias com empresas de transporte e logística.

O fato de ter se tornado um dos polos logísticos mais importantes do país, com 1,3 milhão de metros quadrados de galpões logísticos, foi determinante para que Cajamar fosse escolhida para sediar o 2º eletroposto da Go Electric.

Para Danilo Guastapaglia, CEO da Go Electric, as empresas de transporte devem acelerar a substituição da frota à combustão por veículos elétricos em pouco tempo, e o acesso à infraestrutura adequada às necessidades das atividades diárias deve potencializar esse movimento, considerado acanhado até então.

Infraestrutura para eletrificação de frota

A parceria com a RN Logística ratifica a estratégia da empresa em apostar em soluções que atendam ao mercado de transporte e logística, tanto middle quanto last mile. A RN Logística é uma transportadora que atua há 27 anos no mercado e que há seis optou em investir na sustentabilidade de sua frota. De 2016 para cá investiu em veículos elétricos e hoje conta com uma das maiores frotas de “carros a bateria” do Brasil.

“Essa foi uma parceria que chegou na hora certa. Teríamos que investir para atender nossa frota, arcar com todos os custos e dores da operação e infraestrutura não é o nosso negócio. Com esse acordo conseguimos manter o foco na eletrificação da frota como inovação e contribuir para que nossos clientes alcancem suas metas de sustentabilidade”, afirma Rodrigo Navarro, CEO da RN Logística.

Guastapaglia também comemora a parceria e reafirma a possibilidade de atender mais empresas nesse mesmo formato. Em sua avaliação, a eletrificação da frota deve entrar em um crescente a considerar o cumprimento das metas ESG, especialmente as desenhadas por multinacionais, e o objetivo é estar pronto para absorver esse mercado.

“E nesse sentido os eletropostos como os da Go Electric aparecem como alternativa vantajosa para toda a cadeia, sejam transportadoras ou gigantes do e-commerce, já que descartam os investimentos em infraestrutura e podem agregar o valor da recarga ao custo operacional. Na prática, funciona como um posto de combustíveis fósseis”, ressalta Guastapaglia.

Com capacidade para atender até seis caminhões por hora, o eletroposto de Cajamar funcionará com oito estações de recarga, somando potência total de 360kw/h, garantindo o carregamento dos principais modelos de leves, médios e pesados em circulação no país. O hub, que funcionará com energia 100% renovável, terá ainda dois conectores em corrente alternada de 22 KW AC tipo 2 (para todos os modelos de veículos híbridos e 100% elétricos). Além dos Centros de Distribuição (CD) localizados em Cajamar. 

Expansão

Com a meta de alcançar 20 eletropostos até o final do ano, a Go Electric já definiu onde ficarão as próximas unidades de recarga rápida e ultrarrápida. O 1º eletroposto Go Electric foi inaugurado em agosto de 2023, fica no km 236, sentido capital, também na Rodovia Anhanguera, em Santa Rita do Passa Quatro, possui dez pistolas de conexão e capacidade total de 524 kW.

“Já estamos a pleno pulmões para a terceira unidade, que atenderá uma demanda muito específica da RN em um dos principais eixos rodoviários do Brasil. Como as demais, será uma unidade robusta, com multiplicidade de conectores e serviço de qualidade. As próximas duas serão menores, mas não menos importantes do ponto de vista da localização, uma vez que permitirão a triangulação da operação”, diz.

O plano de expansão da Go Electric prevê, ao menos, três modelos de negócio como investimento integral Go Electric, parceria entre Go Electric e interessada ou capital 100% de investidor. O montante estimado é de R$ 25 milhões e inclui a elaboração de projetos técnicos, obras de infraestrutura, compra e instalação de equipamentos e licença de software.

Sobre a Go Electric

A Go Electric faz parte do grupo Orbitec, que atua nos segmentos de energia solar fotovoltaica e térmica e, desde 2019, oferece soluções completas para carregamento de veículos híbridos e elétricos – do projeto de infraestrutura (dimensionamento, integração e comissionamento), passando pela gestão de software, monitoramento operacional e a manutenção do funcionamento.