A Cattalini Terminais Marítimos foi premiada pelo Governo do Estado do Paraná com o Selo Clima Paraná – Categoria A, que reconhece empresas e instituições que adotam e divulgam voluntariamente suas boas práticas em ações de sustentabilidade. Quanto mais ações elencadas, maior a nota recebida.
A outorga aconteceu durante o 6º Seminário Paranaense de Logística Reversa, promovido neste mês pelo Governo do Estado, em Curitiba. Entre as 132 organizações certificadas, a Cattalini Terminais foi a única representante do segmento de granéis líquidos do Porto de Paranaguá a ser premiada.
Para Fernando Pereira, gerente de Saúde, Segurança, Proteção Ambiental e Qualidade (SSPAQ), a certificação é resultado de um trabalho contínuo feito de forma conjunta pela empresa.
“A Cattalini realiza inventários anuais de Gases de Efeito Estufa, que permitem entender as emissões dos processos e, assim, direcionar esforços para otimizá-los. Neste sentido, buscamos benchmarking a fim de identificar boas práticas de redução e compensação, contribuindo para o atingimento das metas globais. Juntos somos mais fortes e a soma de ações neste sentido, mesmo que pequenas, fazem a diferença”
Entre os critérios adotados pelo Governo do Paraná para concessão do prêmio estão as medidas adotadas para reduzir a pegada de carbono e combater as mudanças climáticas. Esses quesitos, segundo Gabriella Leal, coordenadora de SSPAQ, são prioridades na Cattalini.
“É um prazer poder representar a Cattalini na receptividade deste prêmio. Como Engenheira Ambiental, sinto-me privilegiada em trabalhar em uma empresa comprometida com a preservação dos recursos naturais e que vem continuamente buscando melhorias e se atualizando em relação as mudanças climáticas que o mundo vem sofrendo. Entendemos que ações locais geram mudanças globais e que podemos, sim, fazer a diferença e nos tornarmos referência, movimentando líquidos com segurança e por um mundo sustentável”.
O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, destacou o trabalho da Cattalini Terminais. “Quero parabenizar a Cattalini e todos os seus funcionários pela nota A no Selo Clima Paraná. Reconhecemos seu compromisso de fazer o Paraná um lugar cada vez melhor para os paranaenses viverem”.
As organizações que alcançaram nota superior a 11 foram contempladas com a categoria A, a mais alta certificação oferecida pelo prêmio, seguindo-se então para B, C e D, conforme a nota obtida.
Ações sustentáveis
Entre as ações que poderiam ser elencadas para o recebimento da certificação Selo Clima estão, por exemplo, a utilização de fontes renováveis de energia e medidas compensatórias para a redução de gases de efeito estufa.
Nestes critérios, a Cattalini tem atuado fortemente com a instalação de placas solares que fornecem energia limpa para o pátio privado de caminhões, que tem capacidade para 450 veículos. Levantamento realizado pelos engenheiros responsáveis mostram que, com essas usinas fotovoltaicas, mais de 12 toneladas de CO2 deixam de ser lançados por ano no meio ambiente.
A companhia é signatária do Movimento Ambição Net Zero, iniciativa do Pacto Global que busca até 2030 reduzir 2 Giga toneladas de CO2e em emissões acumuladas, com metas baseadas na ciência. A empresa participa de programa de conteúdo para acelerar mudanças rumo a um futuro carbono neutro.
Semelhante ao compromisso assumido com o Movimento Ambição Net Zero, está a parceria firmada entre a Cattalini e a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) está gerando a compensação das emissões originadas das suas operações, com a adoção de oito hectares de áreas de Mata Atlântica, localizadas em uma das três Reservas Naturais de propriedade da SPVS, no litoral norte do estado.