A Granado, empresa centenária que se transformou em uma das maiores companhias de beleza e higiene pessoal do país com faturamento superior a R$ 450 milhões, reportou uma economia de R$ 1,4 milhão em fretes, cerca de 7% de suas despesas com transporte em 2017, comparado ao mesmo período de 2016. A empresa vem obtendo reduções em seus fretes há dois anos, utilizando o módulo de Simulação existente no software GKO Frete da GKO Informática, empresa carioca especializada em soluções de base tecnológica para a área de logística com foco na gestão de fretes para embarcadores.
Atualmente, a Granado conta com 60 lojas: 15 no Rio de Janeiro, 16 em São Paulo, uma em Paris e as demais espalhadas em 15 estados brasileiros. Cerca de 75% de seu faturamento vem das vendas de produtos para farmácias, supermercados e outros distribuidores em todo o país – para garantir a distribuição, a Granado transporta 99% de seus produtos através de transportadoras contratadas.
O GKO Frete é utilizado, segundo explica o gerente do centro de distribuição da Granado, Marcos Medina, para realizar o pagamento de fretes com maior acuracidade (conferência de frete, informações de documentos via EDI, entre outras funcionalidades), fazer o acompanhamento de entregas (ocorrências) e a simulação de fretes. “Somos usuários há mais de cinco anos da solução. Ela permite que possamos comparar valores de fretes de transportadoras em todo o Brasil, com margem de erro baixíssima, em torno de 0,2 pontos percentuais, e escolher o que melhor nos atende em termos de preço e nível de serviço”.
Medina comenta que, antes do uso do GKO Frete, as transportadoras apresentavam, a cada ano, suas tabelas com reajuste de valores com perdas compensadas sem avaliar todas as tarifas que entram na composição do frete, e a Granado acabava pagando valores a mais, sem contar que tinha que lidar com diversas tabelas de valores, em grande volume de papéis, cada um seguindo seu próprio formato. Parte do processo era feito de forma manual.
Com o melhor conhecimento das funcionalidades do GKO Frete, a Granado conseguiu padronizar o estilo de tabelas das transportadoras quanto a volume, itens e perfil de cargas a serem entregues; acompanha as ocorrências durante as entregas; todas as informações das transportadoras são inseridas no sistema da empresa e a partir do histórico de notas registradas no GKO Frete é possível simular o valor do frete para o futuro.
“Podemos simular e prever o impacto de reajustes e propostas de fretes apresentados, bem como avaliar se desejamos prosseguir com determinada transportadora” diz Alan de Almeida Cruz, supervisor de indicadores e monitoramento da empresa de cosméticos, destacando a maior assertividade da tomada de decisões a partir do uso mais intenso do módulo de Simulação.
Para o profissional, outro ganho proporcionado pelo GKO Frete está relacionado ao Monitoramento, devido à maior quantidade de informações disponíveis, possibilitando acompanhamento de ocorrências bem como a negociação, com cada transportadora, de prazos de entrega. “Há cerca de 4 anos, este número era de 82%, e hoje mesmo com a redução no prazo para diversas localidades, nosso indicador de performance de entregas ultrapassa 91%”, revela.
Tomada de decisão
No ambiente da solução GKO Frete, a Granado ampliou sua capacidade de processamento das informações enviadas pelas transportadoras e, com apoio de um Business Intelligence que está em fase de implantação, tem a expectativa de que as mesmas informações possam ser tratadas para facilitar ainda mais a tomada de decisões. A conectividade também foi outro ganho: os envolvidos no processo de transportes da empresa podem acessar, via celular, as informações do GKO Frete, acompanhando indicadores de performance e valores de fretes.
Este novo cenário permitiu à Granado utilizar o módulo de Simulação do GKO Frete para outro processo decisório, o de escolha das transportadoras para determinado período de prestação de serviços, o chamado BID. O gerente do CD da Granado explica que em média, recebe informações de 40 transportadoras, e que o processo levaria cerca de três meses, para cada região, não fosse o GKO Frete e o módulo de Simulação.
“Todo BID da Granado é feito em ambiente GKO Frete para que possamos ter uma análise precisa, em tempo adequado para tomar decisões”, afirma Medina. “A assertividade que o GKO Frete oferece é maior e nos proporciona ganhos de escala, sem dúvidas é uma ferramenta que proporcionou um benchmarking em nossa área de Transportes”.
Aislan Ventura, analista de negócios da GKO Informática, ratifica que um dos principais ganhos do módulo de Simulação é realmente comparar transportadoras que trabalham na mesma região ou mesma origem e destino. “A Simulação possibilita que se compare transportadoras já contratadas a outras que podem vir a ser utilizadas, avaliando o potencial de cada uma pelo alinhamento de serviços de outras. Aproveitar-se dessa ferramenta do GKO FRETE é uma tendência entre os embarcadores que utilizam o sistema justamente porque facilita o processo seleção de transportadoras”, conclui.