GreenV firma parceria com a Unilever para implantação de pontos de recarga da nova frota de veículos elétricos da Kibon

A GreenV, startup especializada em soluções tecnológicas para eletromobilidade, e a Unilever, multinacional britânica considerada a terceira maior empresa de bens de consumo do mundo, firmaram parceria que prevê a instalação de pontos de carregamento para a nova frota de veículos elétricos da Kibon. A marca líder nacional em sorvetes também está empenhada no objetivo de eliminar a emissão de CO2 da Unilever. Até o final do ano, serão instalados um total de 29 carregadores.

Dos 29 pontos de carregamento previstos para 2023, quatro já estão em pleno funcionamento, sendo um deles o Fast Charge de 30 kW e os outros três o Station Parking GreenV de 7kW. Essa ação faz parte do objetivo da Unilever de eliminar a emissão de gás carbônico e apostar em fontes de energia mais limpas.

O primeiro CD da Kibon a receber as versões de carros elétricos é o de Taboão da Serra, em São Paulo, que passa a ter cinco veículos de energia 100% limpa na frota, e outros 15 devem ser incorporados às frotas de CDs pelo país até o fim do ano. O objetivo é que, em 2026, todos os Centros de Distribuição da marca de todo o país tenham veículos elétricos em suas frotas, além de unidades para carregar os automóveis, que têm autonomia de até 250 km com carga total.

Além da instalação, a GreenV também será responsável pelo gerenciamento dos pontos de recarga. Para isso, a empresa conta com a tecnologia CMS, que monitora os pontos em funcionamento, não só para saber se há algum problema, mas também para trazer informações como a quantidade de energia consumida e quantas vezes os carregadores foram utilizados.

“Estamos muito felizes em firmar essa parceria tão importante, em nível nacional, com a Unilever. A inteligência da GreenV nos permite não apenas instalar os pontos de carregamento, mas também fazer a gestão completa deles. É muito gratificante poder participar dessa transformação que visa um futuro melhor e um mundo mais consciente. Esperamos que, aos poucos, outras empresas tenham a mesma iniciativa e possamos continuar liderando a viabilização e expansão da frota de veículos elétricos pelo país”, ressalta Junior Miranda, CEO da GreenV.

A Unilever tem trabalhado com o objetivo de reduzir 40% de sua emissão de CO2 até 2030 e de zerar, até 2039, a pegada de carbono dos produtos, desde a aquisição das matérias-primas até o ponto de venda. Para a Kibon, com a implementação de veículos elétricos em sua frota nos próximos três anos – iniciando com a substituição de 20 veículos a combustão por elétricos já em 2023 – a marca prevê a redução de cerca de 30% de suas emissões de CO2.

“Temos o compromisso público e global de impacto ambiental positivo, promovendo diversas iniciativas, programas e operações ‘verdes’ nas nossas marcas. 98% das emissões de CO2 em nossa logística são provenientes do transporte, por isso a Kibon intensificou a presença de veículos elétricos em substituição de veículos a combustão. A ampliação gradual de veículos elétricos é parte de um ecossistema de ações sustentáveis. Essa renovação manterá a excelência de Kibon também na área logística reconhecida de maneira mais sustentável”, explica Luiz Henrique Dente, Líder de Sorvetes da Unilever Brasil.