Fundada em 1993 com o objetivo de ser uma grife infantil feminina, a Pituchinhus é uma marca gaúcha com presença em todo o Brasil, mais de 250 colaboradores e peças enviadas até para outros países. O crescimento da empresa, que começou com apenas três pessoas, demandou a organização de processos e a melhoria da logística, um desafio à parte para a empresa.
Felipe Pedó Vens, gerente de e-commerce da marca, conta que havia um descontentamento quanto ao controle de envio dos produtos e que uma pesquisa levou a empresa a conhecer a DATAFRETE. Com a adoção da plataforma multicanal, a Pituchinhus ganhou a robustez necessária para a cotação de frete, acompanhamento dos pedidos desde a separação até a entrega final, além da auditoria dos documentos enviados pelas transportadoras. “Esse processo de automação foi muito importante e trouxe muitos ganhos. Diminuímos, por exemplo, em até três horas o tempo de trabalho dos colaboradores para atualização dos status dos pedidos enviados, que agora ocorrem automaticamente. Também conseguimos rastrear muito melhor os nossos volumes, os processos de separação e expedição ficaram mais rápidos, fazendo com que acelerássemos o tempo de despacho da mercadoria à transportadora, sendo assim o cliente acaba recebendo o produto antes do tempo estimado”, destaca o gestor.
Marcel Alessi Soccol, diretor da DATAFRETE, explica que a plataforma é integrada não só com as transportadoras, facilitando a solicitação e aprovação de propostas de frete, como também com os principais ERPs do mercado. “Isso proporciona ao nosso cliente uma visibilidade muito melhor dos seus processos, com dados integrados e atualizados em tempo real. Ele pode ainda acompanhar a entrega e o status do pedido é atualizado rapidamente. Há ainda a integração com canais de comunicação, como e-mail e Whatsapp, proporcionando uma experiência de alto valor ao cliente final, que recebe no seu smartphone as atualizações do pedido”, diz.
Na Pituchinhus, a tecnologia também garantiu o fim dos problemas com rastreios ou cobranças indevidas de fretes, já que toda a documentação passa por auditoria automática do sistema, que compara as notas com a cotação recebida da transportadora na hora da contratação do frete. “Nossas etiquetas se tornaram padronizadas e integradas com nosso sistema, deixando as embalagens bem mais bonitas. A plataforma também facilitou nossas demandas internas, com as atualizações de status automáticas e registro de faturas, cotações e afins. Assim, podemos controlar as auditorias de frete e entregar um serviço melhor aos nossos clientes”, reforça Felipe.
Atualmente, além da marca Pituchinhus, a companhia conta ainda com a marca Mini, voltada aos primeiros anos e a Perfumaria, grife de moda infantojuvenil feminina. Além da fábrica, em Farroupilha (RS), e do e-commerce, possui lojas nos shoppings Iguatemi, em Porto Alegre (RS), Pátio Batel, em Curitiba (PR), Cidade Jardim, em São Paulo (SP), e em Gramado (RS).