A inauguração da nova unidade do Griletto, a maior rede de grelhados do Brasil, em São Bernardo do Campo, SP, foi o mote para preparamos esta matéria especial, com foco na logística diferenciada que é a de alimentos.
Afinal, com um cardápio variado, a rede de restaurantes fast-food oferece várias opções de grelhados, parmegianas, massas, pratos infantis e lights, porções e sobremesas e conta com mais de 170 lojas espalhadas em 16 estados.
Rede
A rede Griletto faz parte da Halipar – Holding de Alimentação e Participações (Fone: 19 3825.3200), com sede em Indaiatuba, no Interior de São Paulo. Resultado da fusão dos grupos J. Alves e Ornartus Alimentação, a Halipar também administra as redes Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, abrigando mais de 400 unidades franqueadas distribuídas em 25 estados. A expectativa da holding é fechar 2019 com faturamento de R$ 720 milhões.
Christiano Evers, diretor de Comunicação e Marketing, explica que a Halipar conta, atualmente, com dois Operadores Logísticos. “Um deles atende exclusivamente a nossa maior rede, o Griletto, e o outro atende nossas demais marcas. A operação é muito semelhante nas duas empresas e ambas são gerenciadas por nossa área de Supply Chain, que também é responsável por contatar os fornecedores, negociar valores e indicar para os Operadores o que deve ser comprado e de quem.”
A estrutura logística foi desenvolvida pela própria equipe da Halipar. Para tanto, foram levados em conta fatores como a capacidade de atendimento de cada empresa, a possibilidade de expansão e o tempo necessário para tal, além do portfólio de clientes anteriores e atuais. “Internamente, analisamos todos os fatores diretamente ligados às nossas operações, como os insumos necessários e a análise e o desenvolvimento de fornecedores, bem como a adequação destes às demandas das redes. Vale ressaltar que este processo se repete a cada novo produto ou mudança de fornecedor.”
É importante destacar que o modelo com o qual a holding trabalha foi 100% desenhado para suas operações. “As lojas recebem os produtos com dia e hora marcados, já em porções padrões das respectivas redes especificados por nós. Tudo pensado de maneira a facilitar ao máximo a operação.”
Evers também comenta os pontos positivos de se operar com empresas terceirizadas. “Atuamos com duas grandes empresas terceirizadas. Entendemos como um dos principais pontos positivos a expertise que possuem no segmento logístico. Nossa experiência consiste na operação de lojas e desenvolvimento de produtos. Procuramos sempre trabalhar com os melhores parceiros em suas respectivas áreas. Os custos envolvidos neste tipo de operação são significativos, mas, por outro lado, os custos de montagem e sustentação de uma operação logística acabariam sendo muito maiores.”
Por outro lado, além de permitir que o franqueado tenha total dedicação à operação, este modelo de logística centralizada favorece também os clientes, pois todas as lojas das redes contam com o mesmo padrão. Por exemplo: o cliente do Montana Grill de São Paulo vai encontrar o mesmo produto, com as mesmas qualidades/características em Rondônia ou qualquer outro lugar do Brasil.
“E isso acontece em nossas demais marcas. Ter uma logística centralizada nos permite também ganhos financeiros, pois negociamos grandes quantidades de insumos para as lojas, diferentemente do que teríamos negociando loja a loja ou apenas para uma marca.”
Finalizando, o diretor de Comunicação e Marketing afirma que têm poucos problemas de logística, pois procuram se cercar dos melhores parceiros em suas áreas. Mas, continua ele, quando se trata de logística, um dos maiores desafios que encontram no Brasil é o tamanho do país, fator que influencia muito em custos e tempo de vida dos produtos. “Isso poderia ser minimizado com investimentos em outros modelos de transporte, como hidrovias, ferrovias, etc. Temos ainda muito que crescer neste sentido no Brasil.”