Gruop ID Logistics fortalece presença na Polônia copm a compra da Spedimex, especializada em moda e e-commerce

O Grupo ID Logistics, um dos líderes europeus em logística contratual, divulgou a aquisição de 100% da Spedimex, um dos principais players em logística contratual na Polônia, com forte experiência nos setores de moda e comércio eletrônico.

AQUISIÇÃO DA SPEDIMEX

A Spedimex foi fundada em 1993 pela família Bąk, da qual Marcin Bąk é hoje o principal acionista e CEO. É especializada em logística contratual e um dos principais players da Polônia com reconhecida experiência no setor de moda e comércio eletrônico para grandes marcas internacionais e polonesas, bem como no seguimento de cosméticos. 

Além da logística contratual, a Spedimex oferece uma sólida rede de distribuição e transporte, serviços logísticos de valor agregado. A Spedimex desenvolveu um modelo asset-light, operando em 15 sites em todo o país e representando 230 mil m².

A empresa implementou soluções sofisticadas de mecanização e tecnologia capazes de gerir fluxos grandes e complexos, como, por exemplo, de lojas e devoluções de comércio eletrônico em mais de 15 países europeus para um único cliente. Nos últimos anos, a Spedimex aumentou significativamente o seu volume de negócios para 510 milhões de PLN (109 milhões de euros) em 2022.

Essa aquisição estratégica é motivada pela proximidade de culturas e pelos modelos de negócio muito semelhantes das duas empresas: abordagem asset light, armazéns dedicados, soluções adaptadas às necessidades específicas de cada operação.

A complementaridade das carteiras de clientes e conhecimentos técnicos entre a Spedimex e a ID Logistics também permitirá o desenvolvimento de sinergias comerciais significativas, em particular para os principais clientes internacionais. A incorporação da Spedimex está perfeitamente alinhada com a estratégia da ID Logistics para apoiar seus principais clientes em seu desenvolvimento na Europa e na América.

Finalmente, em meio a uma dinâmica de deslocalização industrial pós- Covid, o Grupo ID Logistics amplia a sua presença em um mercado muito ativo que já desempenha um papel central nas atuais reorganizações das cadeias de abastecimento na Europa. Com a aquisição da Spedimex, a ID Logistics torna-se uma das líderes no mercado polonês com 35 sites, 7 mil colaboradores e um portfólio de clientes, varejistas e e-commerce líderes da indústria. 

PRESIDÊNCIA DAS DUAS EMPRESAS

Eric Hémar, presidente e CEO da ID Logistics, disse que: «Estamos particularmente satisfeitos com a aquisição da Spedimex. Temos cultura e valores muito semelhantes, em particular o culto da proximidade e inovação com foco no cliente. Esta aquisição nos posiciona como um dos líderes no mercado polonês, que é um dos mais dinâmicos da Europa, e agrega um portifólio de novos clientes que iremos desenvolver em outros países em que Grupo atua”.

Marcin Bąk, presidente e CEO da Spedimex, afirmou ainda: «Estamos felizes em unir forças com a ID Logistics, que permitirá que nossos clientes aproveitem soluções logísticas globais. Durante os últimos 30 anos, desenvolvemos gradualmente o nosso negócio, transformando-o num operador logístico com um potencial de mais de 230 mil m² de armazéns e uma equipe de 2 mil colaboradores. Estamos extremamente orgulhosos do portfólio internacional de marcas que confiaram em nós. O modelo de negócios inovador e o potencial internacional do Grupo ID Logistics me entusiasma. Estou convencido de que nossos valores comuns, como profissionalismo, compromisso e inovação, nos permitirão continuar desenvolvendo nossos clientes e funcionários no futuro».

VISÃO GERAL DA TRANSAÇÃO 

O negócio se baseia no valor de 50 milhões de PLN (74 milhões de euros) e será pago 70% em  novas ações do Grupo ID Logistics e 30% em dinheiro. Essas condições de pagamento permitem que a empresa mantenha uma sólida estrutura financeira pós-aquisição, com um índice de dívida em 31 de dezembro de 2022 inalterado em 1,9x o EBITDA pré-IFRS 16.

A transação continua sujeita à aprovação das autoridades antitruste competentes polonesas. Espera-se que a aquisição seja concluída até junho de 2023.