Grupo ID Logistics ultrapassa 1 bilhão de faturamento

O Grupo ID Logistics, um dos principais operadores logísticos franceses, anuncia um volume de negócios anual de 1,070 bilhão de euros, com aumento de 15% e de 9,8%, em bases comparáveis. Apenas no 4° trimestre de 2016, o volume de negócios do Grupo situou-se em 335,8 milhões de euros, com aumento de 34,1% e de 10,3%, em bases comparáveis.

Eric Hémar, Presidente e Diretor-Geral da ID Logistics, disse que “Ao ultrapassar o marco de 1 bilhão de euros de volume de negócios, a ID Logistics venceu um desafio simbólico; também foi um ano recorde no plano da expansão comercial e na implementação de novos contratos, tanto na França como internacionalmente. Além disso, começamos a trabalhar com grandes contas internacionais que até agora não eram clientes do Grupo, as quais acompanharemos no seu desenvolvimento. Estamos mais do que nunca convencidos de que a ID Logistics será, no decorrer dos próximos anos, um dos poucos prestadores de serviços capazes de fornecer aos grandes clientes industriais, do varejo e e-commerce um serviço homogêneo, inovador, confiável e robusto em toda a Europa e demais países”.

ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO NO 4° TRIMESTRE

No 4° trimestre de 2016, o grupo ID Logistics registou um volume de negócios de 335,8 milhões de euros, com aumento de 34,1% e de 10,3%, em bases comparáveis.

Este crescimento orgânico, superior ao dos nove primeiros meses do exercício, permite que o Grupo registre um crescimento anual, em dados comparáveis, de 9,8%, o que compensa amplamente o efeito de câmbio desfavorável de mais de 4% no ano, principalmente ligado às divisas da América Latina.

O volume de negócios anual da ID Logistics também se beneficiou da entrada da Logiters, em processo de consolidação desde setembro de 2016, subindo para 1,070 bilhão de euros, com aumento de 15% em relação a 2015.

Na França, o Grupo registou no 4º trimestre um volume de negócios de 156,1 milhões de euros, um aumento de 12,8%. No acumulado anual, a atividade registou um crescimento de 12,5%, ficando em 581,7 milhões de euros. O excelente desempenho revela o impacto positivo de novos contratos, aliado à boa dinâmica no volume de contratos atuais.

Internacionalmente, o volume de negócios foi de 179,7 milhões de euros no 4° trimestre, com aumento de 60,3%, ficando em 488,3 milhões de euros no conjunto do exercício, um aumento de 18%. Em bases comparáveis (fora o efeito positivo da aquisição da Logiters e efeitos cambiais desfavoráveis), a atividade internacional da ID Logistics regista um crescimento de 7,1%, no 4° trimestre, e de 6,2% no conjunto do exercício de 2016.

RECORDE DE NOVOS CONTRATOS E PROJETOS IMPLEMENTADOS EM 2016

Durante os nove primeiros meses de 2016, o grupo implementou na França, entre outros, uma segunda unidade para a Nespresso, na Região Parisiense. Em setembro, uma unidade mecanizada de 25 mil m² para a AuchanDirect, e uma operação para a Puma (grupo Kering, novo cliente), na unidade de Landersheim. No mercado internacional, abriu duas unidades (e-commerce e lojas convencionais), num total de cerca de 200 mil m² na Alemanha, para uma indústria líder no setor de mobiliário, uma unidade de 80 mil m² para o distribuidor Maxeda, na Bélgica (novo país) e nos Países Baixos, com a instalação de uma torre de controle de pilotagem de transportes. Assinou ainda, três novos contratos na Rússia (X5 Retail, Bacardi e Metro).

A empresa manteve o ritmo intenso durante o 4° trimestre, tendo implementado, entre outras operações:

  • Na França, uma nova atividade com o Grupo Thales, novo cliente, para o qual a ID Logistics gere, na usina de produção de Cholet, material de comunicação e de defesa e assegura o abastecimento direto às linhas de montagem de diferentes fábricas da Thales no país.
  • Na Polônia, um centro de distribuição para a Norauto na Europa, na unidade de Mszczonow.
  • Na Rússia, para a Yves Rocher, uma nova plataforma de 10 mil m², que compensará o encerramento de um entreposto para o mesmo cliente na Alemanha, no 4° trimestre de 2016. Em um primeiro momento, esta plataforma vai gerir a distribuição física das lojas, antes de estender a sua atividade à venda à distância e ao e-commerce em 2017.
  • Em Taiwan, um novo entreposto para a A.mart, que abastecerá 18 hipermercados da marca. A ID Logistics entra, assim, em contato, pela primeira vez, com o grupo Far Eastern Department Store Group, um dos líderes taiwaneses da distribuição.
  • Na Argentina, uma nova plataforma de 25 mil m² para a Dia, novo cliente, que distribuirá 220 pontos de venda no Norte de Buenos Aires e em Santa Fé. Em 2017, essa unidade será ampliada em 2, 5 mil m², para acolher uma atividade de frutas e legumes, produtos frescos e congelados.
  • Na Espanha, uma nova unidade de 17 mil m² para a Mustang, líder espanhol da confeção de calçados e novo cliente do Grupo.

    PREMIAÇÕES

Recentemente, a ID Logistics recebeu dois prêmios, conferidos por dois júris compostos por profissionais do setor:

– Em dezembro de 2016, na Polônia, o prêmio « Operador logístico do ano de 2016 », conferido pela revista especializada Eurologistics, com base numa pesquisa de satisfação junto aos clientes, operadores logísticos e transportadores do mercado polaco. A ID Logistics Polônia foi criada em 2008 e gere hoje 7 unidades que representam cerca de 200 mil m² e 1,3 mil colaboradores, por conta de grandes clientes representativos: Grande Distribuição (Carrefour, Auchan), FMCG (Lindt & Sprungli, Refresco, Mieszko) e Automotive (Sogefi, Norauto).

– Em janeiro de 2017, na França, o “ Grande Prémio” dos Reis da Supply Chain da Supply Chain magazine, ao lado do seu cliente Danone Eaux France para o projeto “Hub ferroviário privado” para a fábrica da marca Evian. Para os jurados, o case reuniu o máximo de critérios em termos de originalidade, inovação, soluções e resultados com a criação, em fins de 2015, de uma plataforma multiclientes, que pilota o conjunto dos seus fluxos de transportes (rodoviários e ferroviários) na Europa, Para a Evian. Esta operação tem como objetivo zerar a emissão de carbono até 2020.

PERSPECTIVAS

A estratégia da ID Logistics permitiu registrar em 2016 um ano de crescimento muito superior ao do mercado. O início de novas operações e a entrada de clientes, bem como os custos de abertura na Bélgica, têm impacto a curto prazo na rentabilidade do Grupo, antes do aumento da produtividade nas unidades em questão.

O fato de ter ultrapassado o marco de um bilhão de euros de volume de negócios permite agora à ID Logistics o acesso a novas oportunidades de crescimento, tanto de forma orgânica como em crescimento externo. O Grupo continuará a participar ativamente na consolidação do setor, prioritariamente na Europa.