Visando apoiar cada vez mais os pontos de retirada de mercadoria pelos clientes, a Pegaki – plataforma que conecta rede de pontos de envios e coletas, que faz parte do Grupo Intelipost – considerado o maior grupo de logística do Brasil – inaugurou um novo Centro de Distribuição na Grande São Paulo.
A ampliação do CD da Pegaki é reflexo do crescimento acumulado de dez vezes no volume de pedidos postados no último ano. Isso mostra a evolução das iniciativas do Grupo, que atualmente conta com nove HUBs para apoiar o crescimento dos pedidos.
Para Daniel Frantz, vice-presidente de Logística do Grupo Intelipost, os pontos de retirada geram uma experiência diferenciada para o consumidor. “Estamos investindo muito para sustentar o crescimento dos nossos clientes e continuar gerando impacto positivo no dia a dia de milhares de vendedores dos marketplaces. A busca de uma melhor experiência em relação aos seus vendedores conecta muito bem com a Pegaki, além de gerarmos uma economia no custo do frete, geramos uma melhor experiência para o vendedor do marketplace”, ressalta o VP da empresa.
Mesmo com nome “pontos de retirada”, essa categoria possibilita realizar não só entregas, mas também trocas e devoluções de mercadorias, o que ajuda a simplificar a vida do cliente, já que depois da compra online, caso precise realizar alguma mudança no pedido, poderá escolher um local próximo a sua residência ou trabalho, de acordo com a sua conveniência. Dentre os diversos benefícios deste modelo de pontos de retirada, é possível citar também a valorização do comércio local e a redução no custo do frete. Para os marketplaces, essa redução pode chegar a 40%, aumentando a conversão de compras já no carrinho. Mas para que esse processo ocorra de maneira inteligente, é preciso utilizar soluções bem integradas e automatizadas. Com todos os processos funcionando em harmonia é possível ter visibilidade total da cadeia logística e agilidade nas operações, reduzindo tempo e erros, além de garantir a melhor integração entre os setores de vendas e atendimento.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software, o investimento em tecnologia no país atingiu US$45,7 bilhões em 2021, sendo 17,4% maior do que em 2020, o que coloca o Brasil como o 10° país que mais investe em tecnologia atualmente.
E no setor logístico não seria diferente. Para uma integração inteligente em todos os processos é necessário que haja uma coordenação de ponta a ponta, e o apoio de soluções tecnológicas são fundamentais no dia a dia. “Quando falamos sobre ter uma empresa que mostre vantagem competitiva ao mercado e queira crescer, otimização é a palavra-chave para que ela consiga alcançar os resultados desejados. A logística integrada tem importante papel nisso. Entender os processos logísticos como uma importante parte da estratégia do negócio é fundamental no mercado atual. O perfil de clientes vem mudando constantemente, por isso as empresas devem estar cientes de que a logística integrada vai auxiliar no processo de melhoria contínua da operação. Isso contribui para o alcance da excelência operacional e do máximo de satisfação do cliente”, complementa Frantz.
Também é importante ressaltar o retorno positivo que isso traz para o meio ambiente. A adoção dos pontos de envios contribui diretamente para a redução de CO2 na cadeia logística, garantindo maior sustentabilidade e redução de quilometragem rodada pelas empresas.
O CSO da Intelipost, Stefan Rehm, explica ainda que os pontos de retirada podem e devem ser adotados como estratégia para o negócio decolar, já que, além de dar mais uma opção para o consumidor, esse modelo também reduz alguns entraves como o insucesso na entrega. “Muitos problemas nas entregas podem ser amenizados com a adoção dos pontos de retirada e melhoram a experiência de compra do consumidor. Também não podemos esquecer da redução de taxas dos custos de envio, o que brilha os olhos do cliente. A empresa também sai no lucro, contando que é mais barato fazer uma única entrega em um ponto de retirada e coleta”, explica Rehm. A Pegaki tem investido de forma crescente na conexão entre varejistas e transportadoras com uma rede de mais de 3.000 pontos de coleta e retirada. “Para este ano, almejamos atingir 5 mil novos pontos e um crescimento de 50%”, finaliza Daniel Frantz.