Grupo Intelipost lança primeira solução de logística reversa do Brasil com integração as maiores transportadoras do país

De acordo com uma pesquisa recente, realizada pela Invesp “E-commerce Product Return Rate – Statistics and Trend”, a taxa mundial de devolução de compras online é de aproximadamente 30%. Foi pensando em otimizar os procedimentos que ocorrem nessas situações que o Grupo Intelipost – maior grupo de tecnologia logística do Brasil – lançou a primeira solução de logística reversa do país com integração facilitada às diversas transportadoras do mercado.

Voltado para e-commerces, varejistas e marketplaces, o “Módulo de Reversa” promove melhor visibilidade a partir da centralização de informações, a renovação de autorização de postagem/coleta com empresas de transporte além dos Correios, ou seja, contam com uma integração simplificada com as transportadoras, somando rastreamento e atualização de status do pedido por meio de e-mails, sms ou WhatsApp.

Na prática, a  solução possibilita que os lojistas gerenciem todo o processo de trocas e devolução de encomendas, reduzindo o tempo de solicitações, possibilitando assim, o monitoramento de cada etapa do processo de logística reversa. Aspectos considerados fundamentais em um cenário no qual, ainda de acordo com a pesquisa da Invesp, 92% dos consumidores voltariam a comprar de uma empresa com desempenho simples de troca/devolução. 

Segundo Stefan Rehm, CEO do Grupo Intelipost, a solução foi desenvolvida especialmente para agilizar a gestão da reversa e ampliar a satisfação do consumidor final. “Tão importante quanto ter boas estratégias de vendas e planejamento logístico, é preciso também, nos casos de trocas e devoluções, oferecer uma boa experiência. Garantir a visibilidade do processo de Reversa gera a confiança do consumidor no seu negócio. É importante ressaltar que processos de devoluções e trocas fazem parte do jogo, e por isso, devem ser tratados com a mesma atenção que os processos de entregas de encomendas”, comenta.