Grupo MOVE3 anuncia sociedade com startup de last mile para e-commerce

O Grupo MOVE3 anuncia investimento na Rede 1 Minuto – startup do Grupo Meu Locker especializada em last mile. O negócio firmou a compra de 25% das ações da startup, que é uma sociedade anônima de capital fechado. O valor da transação não foi divulgado, mas faz parte do budget de R$ 50 milhões da holding para fusões e aquisições em 2023. Os planos do grupo de consolidar a expansão no comércio eletrônico e as boas perspectivas do segmento, mesmo em meio a um cenário econômico desafiador, nortearam o aporte.

“Há uma forte sinergia entre as duas empresas. O Grupo MOVE 3 traz um braço logístico operacional importantíssimo para a complementar o produto da Rede 1 Minuto e, por outro lado, oferecemos nosso grande ativo, que é o sistema de gestão de software que dá um diferencial importante para a holding oferecer aos clientes”, diz Gabriel Peixoto, CEO da Rede 1 Minuto, criada no final de 2021. A startup oferece lockers (armários inteligentes que podem ser abertos pelo cliente final mediante QRcode) instalados em locais públicos que servem para a retirada de encomendas. Hoje, são 180 lockers espalhados pela capital paulista e Região Metropolitana. 

“A Rede 1 Minuto fortalece uma pulverização maior das nossas bases, em especial na hora de entregar e retirar mercadorias, o que é uma tendência mundial. A Amazon, por exemplo, já espalhou lockers por praticamente todos os EUA. Essa junção atende uma demanda dos usuários, principalmente pela falta de tempo. Ainda traz o software de administração dos lockers, baseado na nuvem, com interface para o cliente final”, afirma Guilherme Juliani, CEO do Grupo MOVE3, holding que reúne as empresas Flash Courier, Moove+, Moove+ Portugal, Jall Card, M3Bank e a transportadora Rodoê.

A Rede 1 Minuto será uma empresa dentro da holding, mantendo marca e operações independentes. Prevista para efetivação até março deste ano, a sinergia operacional vai começar com a disseminação dos lockers pelo país. “Nosso plano é instalar 3 mil, em 10 capitais e regiões metropolitanas”, diz Juliani. Boa parte desses equipamentos vão azeitar a entrega em regiões com taxas mais altas de insucesso, como algumas áreas de comunidades ou com prédios sem porteiro. Também estão previstas ações voltadas para que os lockers sejam usados como pontos de postagem e logística reversa.

“Estamos felizes em ter como sócio o Grupo MOVE3, referência em logística no País, e animados pelas oportunidades que se apresentam agora, com a demanda do e-commerce que será responsável pela tração nos lockers”, completa Peixoto.  O investimento na Rede 1 Minuto dá continuidade ao movimento de expansão inorgânica iniciado pela holding em 2022. Em abril, houve o aporte na goX Crossborder, empresa pioneira na internacionalização de marcas brasileiras na Europa e, em junho, a aquisição da transportadora Rodoê. Com faturamento de R$ 1,1 bilhão no ano passado, o Grupo MOVE3 – cuja carteira de clientes inclui os principais bancos privados, a gigante do e-commerce Shopee, além de corporações farmacêuticas e marcas como Arezzo e Havaianas – se prepara para abrir capital na B³ em 2023.