Nem a pandemia derrubou o sucesso do franchising no Brasil. Segundo a Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro, divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a previsão é que o segmento registre expansão entre 9,5% a 12% em 2023. O levantamento aponta que a adesão das marcas às franquias seguiu crescendo mesmo em face da covid. Em 2019, eram 2918 marcas. No ano seguinte, o total era de 2.668 e, em 2021, totalizavam 2.882. Ano passado, somaram 3.077, alcançando crescimento de 5,4%. De olho nesse crescimento, o Grupo MOVE3 pretende ampliar em 30% suas franquias neste ano. Atualmente na holding, elas totalizam 420 unidades espalhadas pelo País.
“A demanda crescente do e-commerce nos mostra que as franquias são um caminho seguro para garantir a capilaridade e rapidez nas entregas. Por isso, estamos ampliando a malha de franqueados em todo o território nacional. Buscamos por parceiros que nos permitam atender a 100% das regiões brasileiras com eficácia”, diz Guilherme Juliani, CEO do Grupo MOVE3, presente em 1.071 municípios brasileiros.
Segundo ele, “fazer as cargas chegarem nas áreas mais distantes é um grande desafio, e por isso, estamos de olho em aumentar continuamente nossa capacidade de cidades atendidas através das microfranquias. Áreas interiorizadas, não populosas e com volume com rota abaixo de 90 encomendas por dia, são pouco atrativas para um franqueado já estabelecido, por isso nosso olhar para o pequeno empreendedor ou morador local.”
As franquias trazem diversos benefícios para os franqueadores, desde a expansão da marca até a agilidade nas entregas, além de proporcionar conhecimento único sobre as microrregiões. O franqueado também tem vantagens nesse modelo: “Quem utiliza a marca de uma empresa bem construída recebe um selo de qualidade que fará com que ele atinja novos clientes. Fora isso, o franqueado recebe todo o suporte nas vendas, marketing, sistemas, diversas formas de ganhos com remunerações e bonificações, além de eventos corporativos e premiações”, diz Juliani.
Devido aos processos de inovação e melhoria desenvolvidos ao longo do tempo, a empresa recebe há 16 anos o Selo Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O Selo ABF de Excelência em Franchising é concedido pela ABF às empresas que se destacam no setor de franchising, com base em uma pesquisa realizada com franqueados e clientes das empresas candidatas. A pesquisa avalia diversos aspectos, como a qualidade dos serviços prestados, o suporte oferecido aos franqueados, a satisfação dos clientes e a aderência à lei de franchising.
A Flash Courier, empresa do Grupo MOVE3, possui o Selo ABF de Excelência há 16 anos consecutivos, o que demonstra a excelência de sua gestão e a qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes e franqueados. A holding é reconhecida como uma das melhores redes de franquias do Brasil, com equipe dedicada e comprometida em oferecer os melhores serviços de logística e entrega de encomendas do mercado. “Começamos a receber o selo em 2006, e não queremos parar por aqui. Por isso, o planejamento de expansão da marca e da malha da nossa companhia tem sempre se apoiado no bom desenvolvimento e no aprimoramento de nossos serviços”, afirma o executivo.
O franqueado do MOVE3 integra uma rede de franquias premiada e reconhecida pelo mercado. Além disso, conta com o suporte de uma empresa que investe constantemente em tecnologia, inovação e treinamento para seus franqueados, visando sempre a melhoria contínua dos serviços prestados. A franquia recebe acompanhamento durante todo o processo de implementação, análise e prospecção do ponto comercial, implantação da loja após assinatura de contrato, além da análise de resultados e recomendações para melhoria e ajustes operacionais.
Para se tornar um franqueado, é só acessar o site da empresa (https://www.flashcourier.com.br/franquias) para obter mais informações e iniciar o processo de seleção.