Grupo Movicarga expande atuação em operações logísticas especiais

A Movicarga, empresa especializa em soluções sob medida para logística e intralogística e locação de equipamentos, vem crescendo com uma oferta de serviços focados em operações logísticas consideradas especiais – como a produção de grandes shows e eventos, além de operações logísticas de escala nacional relativas a datas comemorativas como Páscoa e Natal.  A empresa ampliou em 60% sua participação neste serviço nos últimos 24 meses. A expectativa é de que ele represente 20% da receita total da Movicarga no ano de 2015.

Segundo Guilherme Pereira Osório, diretor-geral da Movicarga, a empresa tem grande expertise neste tipo de serviço por atuar há mais de 25 anos em operações logísticas de larga escala. A Movicarga vem sendo responsável, por exemplo, por toda a movimentação de carros e equipamentos do Grande Prêmio Brasil de Formula 1 desde 1992 e também promoveu a montagem de palcos para grandes shows que ocorreram no país na última década, como Roberto Carlos, Madonna, U2, Roger Waters e Lady Gaga.

Ele ressalta que o mercado de shows e eventos deve ser um dos impulsionadores do crescimento da empresa neste tipo de serviço em 2015. “Com a modernização e construção das novas arenas, o número de eventos cresceu muito no Brasil”, comenta. Outro nicho importante é o de movimentação de grandes estoques, relacionada a mudanças de endereço promovidas por indústrias e comércios.

Osório explica que as operações especiais vão além da movimentação de materiais, recepção, armazenagem, expedição e entrega. “O importante é considerar cada operação especial como única e conhecer cada projeto a fundo, exigir o total envolvimento da equipe e oferecer mão de obra qualificada, além de alta disponibilidade” explica.

Para isso, a Movicarga conta com uma equipe preparada para planejar e executar as operações de alta complexidade em todas as fases, como estudo de rotas e meios de transporte que deverão ser utilizados, definição das máquinas necessárias para a operação, como deve ser feito o armazenamento da matéria-prima, análise do melhor local para descarga visando otimização do tempo, etc.