O grupo Brazil Invest Airport negocia a compra da concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP).
Liderado pelo empresário francês Christophe Maillol, o grupo informou à Justiça de São Paulo estar “em avançado estágio de negociação” com a concessionária Aeroportos Brasil, que administra Viracopos desde novembro de 2012. O direito de exploração do aeroporto vale por 30 anos.
Em recuperação judicial por conta de dívidas estimadas em R$ 2,88 bilhões, a concessionária havia solicitado devolver o aeroporto ao governo para que fosse realizada uma nova licitação. Em julho, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto autorizando a nova concorrência.
No documento enviado à Justiça, o grupo afirma que a negociação será fechada antes da assinatura do aditivo contratual por meio do qual a devolução de Viracopos ao governo seria oficializada.
A empresa diz ter oferecido R$ 150 milhões para comprar as ações da UTC Participações no aeroporto e que pretende ainda fazer uma proposta para adquirir a parte que cabe à Infraero (49%).
O grupo diz ter obtido um financiamento bancário de R$ 4,2 bilhões, valor que seria utilizado para pagar as dívidas do aeroporto com seus credores, bem como fazer investimentos em melhorias no espaço.
Nova pista, hotel e shopping
O plano prevê construir uma nova pista de pouso, hotel e um shopping center em Viracopos.
Para ser concluída, a negociação depende do aval da Anac (Agência Nacional de Aviação), do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), credor da concessionária, e da Justiça paulista em razão do processo de recuperação judicial.
A Infraero já comunicou a empresa que, obtidas as autorizações, tem interesse em discutir a venda da sua participação.
A UTC confirmou a negociação à Justiça.
Segundo maior aeroporto em volume de carga
Viracopos é sexto maior aeroporto do Brasil em número de passageiros e o segundo em volume de carga. Cerca de 40% da carga aeroportuária importada chega ao país por Campinas.
Pelo aeroporto, segundo dados pré-pandemia, passavam cerca de 1.100 voos semanais para mais de 50 cidades no Brasil, além de 25 voos internacionais por semana para três cidades.
Fonte: UOL