Para os mercados atacadista e varejista, o ano se inicia após um período de retomada em diversos setores da economia, em um cenário de crescimento real e de consolidação de redes regionais e nacionais. Com essa movimentação positiva, o grupo pernambucano Trino, atuante no mercado de logística e de serviços, começa 2024 apostando no crescimento de 18% nos diversos produtos oferecidos ao mercado. A redução de custos e investimentos em recursos digitais e de TI são apontados como prioridades, assim como a consolidação das práticas ESG e de segurança do trabalho.
Com as novidades trazidas pelos grandes supermercados, o Grupo Trino experimentou, ao longo de 2023, uma fase de consolidação e adaptação às transformações no cenário de logística local e na política de preços. Cláudio Fernandes, diretor administrativo e sócio-fundador do Grupo, afirma que o ano foi de aprendizado “e de muita ousadia para acompanhar as tendências e se manter ativo, atualizado e com ainda mais responsabilidade com os colaboradores e na segurança dos processos”.
Fernandes reforça o otimismo com base no alinhamento do Grupo com as expectativas do setor. “Estamos trilhando o caminho correto. O elevado índice de renovação anual dos contratos vigentes com nossos clientes é uma indicação real de que nossas práticas são reconhecidas e estão estruturadas com a realidade do mercado. A reinvenção da forma de prestar serviços tem que ser constante”, atesta o diretor.
Logística Sustentável
Um marco significativo para o Grupo em 2023 foi a entrada na atividade de distribuição, utilizando veículos de carga movidos à eletricidade. Essa iniciativa ressalta o pioneirismo da empresa em Pernambuco e destaca seu compromisso com práticas mais sustentáveis no transporte.
Já com o olhar para as transformações internas, o Grupo promoveu uma revolução ao potencializar sua liderança. Treinamentos em tempo real foram realizados para líderes em todo o Brasil, buscando desafios de melhoria e aprimoramento de conhecimento. “Esse crescimento linear e igualitário do Grupo garante a uniformidade no serviço de qualidade, que sempre foi sua marca”, comenta Cláudio Fernandes.
De acordo com o diretor administrativo, diante das constantes mudanças nas operações dos clientes, houve uma reação com soluções imediatas e revisões frequentes nos projetos de inovação. Isso exigiu investimentos contínuos em tecnologia e recursos de TI para suportar o aumento dos volumes e garantir a segurança de dados e informações.
O ano de 2023 também foi marcado pela consolidação da política de ESG (environmental, social and governance), enfocando a elevação da produtividade, lucratividade, um ambiente saudável e respeitoso, e a satisfação tanto do público interno quanto externo. Outra alegria para a equipe foram os reconhecimentos, como a exposição de uma solução em TI em Nova York, validando a excelência dos serviços e a busca constante por inovação.
“Nossa parceria na ferramenta de WMS – software aplicado na gestão de armazéns – permitiu ao Grupo Trino ofertar aos clientes recursos inovadores, como a utilização de drones e a separação por pick by voice, aplicados nas rotinas diárias de distribuição e inventários de estoque. Esses recursos alavancam a produtividade e qualidade do serviço entregue, promovendo eficiência e menores custos operacionais aos nossos clientes”, revela Cláudio Fernandes.