A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil inova ao criar o “Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial”, para medir a intenção de lançamento de novos produtos no Brasil a partir dos pedidos de códigos barras pelas empresas. Desenvolvido em parceria com a 4E Consultoria, o índice será divulgado em todo o primeiro dia útil de cada mês e será o primeiro indicador antecedente da produção industrial.
Marina Pereira, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, considera que “a organização constrói um índice que auxilia a sociedade, o empresariado nacional e o governo”. “A organização vem atuando para cada vez mais para trazer números relevantes e que auxiliem os negócios na tomada de decisão. Este índice tem elevada correlação com a produção industrial, apesar de não estar diretamente relacionado a ela.”
Juan Jensen, sócio da 4E Consultoria, foi um dos formuladores do Índice ABCR de Atividade, que se tornou um dos principais indicadores antecedentes para medir atividade econômica. Neste projeto da GS1, Jensen trabalhou com os demais sócios da 4E na formulação do índice e o resultado encontrado superou as expectativas. Nas palavras de Jensen, “o ‘Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial’ tem correlação elevada com produção industrial”. “A rica base de dados da GS1 permitiu criar este índice com base histórica suficientemente longa para ser incorporada aos modelos de projeção de atividade industrial. Tenho certeza que em pouco tempo este índice será referência no mercado, sobretudo por estar disponível assim que o mês é encerrado.”