O Dia do Motorista é celebrado no dia 25 de julho com o objetivo de reconhecer a importância do trabalho desses profissionais que transportam mercadorias, alimentos, encomendas e vários outros insumos ao redor do Brasil, diariamente, e são fundamentais para mover a economia do país.
Porém, atuar nas ruas e estradas requer atenção. Em São Paulo, por exemplo, no primeiro trimestre deste ano, ocorreram 209 mortes resultantes de acidentes no trânsito, segundo dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, o Infosiga-SP. Este foi o maior índice dos últimos setes anos na cidade.
Por outro lado, existem motoristas que se destacam pelo seu cuidado no trânsito. É o caso de Célio Tadeu dos Santos, courier da FedEx, maior empresa de transporte expresso do mundo, que não se envolve em acidentes há 25 anos.
Célio, 60, trabalha na empresa desde 1997, apoiando as operações por meio da classificação de pedidos, fazendo a manobra de carros no pátio, separando suas encomendas para embarque e organizando a sua rota para, depois, ir para as ruas. Diariamente, sua média de circulação é de 100km em São Paulo, passando pelas regiões do Alto da Lapa, Pinheiros e Vila Madalena, e, às vezes, pela Barra Funda e zona Norte da cidade. Para dirigir com segurança, Célio possui certificados de direção defensiva e participa de programas internos da empresa voltados para a prevenção de acidentes.
Em 2022, o Brasil ocupou o terceiro lugar no ranking dos países com maiores índices de acidentes de trânsito no mundo. Segundo a OMS, esses acidentes são a oitava principal causa de óbitos no país. São, aproximadamente, 1,35 milhão de vítimas por ano apenas no território brasileiro.