A Hapag-Lloyd AG e a SM SAAM S.A. assinaram na última semana um acordo vinculativo sob o qual a Hapag-Lloyd adquirirá 100% das ações da SAAM Ports S.A. e SAAM Logistics S.A. e, assim,ficará com todo o negócio de terminais da empresa e serviços de logística associados. As partes contratantes acordaram um preço de cerca de US$ 1 bilhão, que inclui também ativos imobiliários relacionados ao negócio de logística.
A SM SAAM, sediada no Chile, é uma operadora de terminal, empresa de logística e fornecedora de reboque ativa em vários países das Américas. Foi fundada em 1960 e está listada na Bolsa de Valores de Santiago (SSE) desde 2012. As participações nos negócios de terminais da SM SAAM compreendem 10 terminais em seis países da América do Norte, Central e do Sul, com cerca de 4.000 funcionários e uma movimentação combinada de contêineres de cerca de 3,5 milhões TEU em 2021.
Os serviços de logística relacionados complementam o negócio de terminais em cinco locais no Chile, com cerca de 300 funcionários. Os serviços de rebocadores e serviços de logística aeroportuária da SM SAAM não fazem parte da transação e permanecerão com a SM SAAM.
“Investir em infraestrutura de terminais é um elemento-chave de nossa agenda estratégica, e a América Latina é um dos nossos mercados-fortes. A aquisição das operações de terminais e serviços complementares de logística da SM SAAM nos ajudará a fortalecer ainda mais nossos negócios, ao mesmo tempo em que construímos um portfólio de terminais robusto e atraente”, disse Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd.
Ao conduzir sua Estratégia 2023, a Hapag-Lloyd expandiu continuamente seu envolvimento no setor de terminais, mais recentemente anunciando que pretende adquirir uma participação minoritária no Spinelli Group, com sede na Itália. E mais, adquirindo uma participação na JadeWeserPort em Wilhelmshaven e investindo na construção do Terminal 2 do porto egípcio de Damietta. A Hapag-Lloyd também tem participação no Terminal de Contêineres Altenwerder em Hamburgo e no Terminal TC3 do porto marroquino de Tânger.
O fechamento da transação está sujeito à aprovação das autoridades antitruste competentes e às condições adicionais usuais para uma transação desse tipo.