Henkel reconhece principais parceiros logísticos com premiação por serviços e operações sustentáveis

A Henkel, líder mundial em adesivos, conta com 18 parceiros de logística para realizar as entregas em todo o Brasil. Em 2022, a empresa implementou uma série de métricas para avaliar o desempenho mensalmente de cada um deles. A partir dos resultados internos, as empresas BBM Logística, Brasil Maxi Logística e Bueno Grupo Logística ganharam a primeira edição do evento, realizado na unidade da companhia alemã, em São Paulo.

Ao lado da Ceva Logistics, responsável por gerar os indicadores mensais, e a digitalização do Centro de Distribuição em Jundiaí, SP, com a Torre de Controle, foi possível ter total transparência. Durante todo o processo, representantes de cada parceiro tiveram ciência da avaliação para que cada um deles pudesse melhorar o desempenho. No total, foram 60 mil entregas para dois mil clientes e 29 mil viagens até os destinos.

“Para a Henkel, é muito importante manter o contato com os nossos parceiros logísticos. A primeira edição do evento é uma forma de premiar aqueles que tiveram destaque no ano de 2022 e incentivar os demais para que eles também sigam pelo mesmo caminho. Além disso, é uma oportunidade de estarmos todos juntos novamente depois de um longo período em que a comunicação diária era somente à distância”, explica Daniel Rocha, gerente de Logística e Mercadorias Perigosas da Henkel na América Latina.

Uma das métricas analisadas foi a questão da sustentabilidade, pilar chave para a Henkel globalmente. Durante todo o ano passado, as empresas foram convidadas a pensar em soluções voltadas para o meio ambiente. O prêmio nesta categoria ficou com a BBM Logística, responsável por fazer entregas com carros elétricos.

“A BBM tem uma governança muito importante dentro do ESG. É um pilar da empresa, assim como é para Henkel. São quatro carros elétricos diariamente na rua com entregas e isso gera impacto de 66 toneladas a menos de carbono por ano”, explica Christiano Sagioro, gerente Regional de Operações da BBM.

Em FTL (Full Truckload), quando o veículo sai com capacidade total do centro de logística e faz uma entrega dedicada, o prêmio ficou com a Brasil Maxi Logística.

“Quando recebemos o reconhecimento de um grande cliente, demonstra que fizemos um trabalho interno muito importante. Além da melhoria contínua em nossos processos logísticos, nós temos uma gestão humanizada, com modelo de meritocracia que sempre dá grandes oportunidades aos bons profissionais da empresa. Conseguimos atender as expectativas e demanda da Henkel e isso é gratificante para quem está no mercado há 34 anos. O fato do reconhecimento, de encontrar as pessoas que lidamos no decorrer do ano, poder voltar a olhar nos olhos é sensacional”, comenta Marcelo Cunha, presidente do Grupo BMX, proprietário da Brasil Maxi Logística.

Já em LTL (Less than Truckload), quando a rota é feita com produtos de outras empresas, o vencedor foi a Bueno Grupo Logística. “Poder receber o prêmio é muito gratificante. Este prêmio não seria possível sem a dedicação e trabalho árduo de toda a nossa equipe. Estou extremamente orgulhoso do trabalho que eles realizam todos os dias e agradeço por fazerem parte dessa jornada. São três décadas de parceria com a Henkel e cinco décadas de história. Acredito que a relação de transparência é um dos pontos essenciais para essa longevidade. Buscamos atender e oferecer as melhores soluções para o cliente”, diz Fernando Miranda, gerente Geral de Operações da Bueno Grupo Logística.