HERE e Liftit firmam parceria para melhorar serviços logísticos na América Latina

O setor logístico enfrenta uma série de desafios devido à sua alta competitividade no mercado. Como é estratégico para a cadeia de suprimentos, especialmente em tempos de pandemia, seu correto funcionamento ajuda a garantir que todo o processo de distribuição seja realizado com sucesso.

A Liftit, empresa de tecnologia e logística, utiliza a automação para otimizar rotas, reduzir prazos e custos e, em geral, cumprir o compromisso de entregar encomendas na última milha de forma eficiente. Por esse motivo, escolheu as soluções da HERE Technologies, através de seu canal credenciado na Colômbia, a CNID, a fim de continuar impulsionando suas operações.

A HERE, como líder global em serviços de mapeamento e plataforma de localização, fornece serviços de informações de tráfego e localização para apoiar as operações da empresa e o crescimento de negócios na América Latina. “Por meio de dados de localização, a Liftit conseguiu padronizar os prazos de entregas em diferentes territórios e isso teve um impacto positivo em seus negócios”, explica Víctor Cortazar, gerente comercial da CNID e representante da HERE na região.

A Liftit nasceu em 2017 e, graças à sua proposta de valor, rapidamente se estendeu na Região Cone Sul, atualmente com presença em cinco países, sendo eles: Colômbia, Brasil, México, Chile e Equador, onde permite a entrega de encomendas do e-commerce por meio de tecnologia e flexibilidade operacional.

“Quando implementamos os dados de localização da HERE, conseguimos minimizar o tempo de entrega. Agora, os consumidores recebem seus pedidos no mesmo dia ou dentro de até 48 horas. Elevamos a taxa de eficácia para 98% e, com isso, impactamos a qualidade da experiência do cliente e aumentamos a possibilidade de recompra no e-commerce, comenta Angel Celis Botto, cofundador, CPO e VP de Marketing na Liftit.

Para alcançar esse objetivo, a tecnologia HERE fornece informações relacionadas ao tráfego em tempo real para os modelos de inteligência artificial da Liftit, que calculam todas as combinações de rotas possíveis entre o ponto de origem e o ponto de destino. Assim, através dos dados de localização da HERE, a Liftit obtém informações precisas para identificar endereços e, assim, chegar ao local exato de entrega, superando barreiras para acessar os dados e aumentando a precisão das informações. As operações logísticas são um mercado altamente competitivo, em especial, neste cenário pandêmico onde as pessoas consomem mais produtos via e-commerce. Por isso, é essencial investir na automação de processos.

“Os dados de localização, beneficiam significativamente a qualidade do serviço da Liftit, pois ajudam a melhorar a rota dinâmica garantindo assertividade na entrega e gerando economia para a empresa. O resultado da automação logística para o e-commerce é o cumprimento das entregas dentro do tempo esperado para aumentar o nível de satisfação do cliente final. Além disso, queremos reduzir os retornos para a imprecisão do endereço e minimizar os custos, inclusive escolhendo o melhor veículo para o tipo de carga para aproveitar ao máximo sua capacidade”, afirma Ricardo Pinheiro, Partner Account Manager LATAM na HERE Technologies.