Uma pesquisa realizada recentemente pela plataforma Jitterbit analisou profissionais seniores de médias empresas (as Mittelstand) de países centrais da Europa. Como resultado, o levantamento mostrou que 73% destes profissionais pretendem hiperautomatizar seus negócios em dois ou três anos. Reconhecida desde 2021 pelo Gartner como uma das mais fortes tendências na área de tecnologia, a hiperautomação é a junção de diversas ferramentas inovadoras para automatizar processos e agilizar atividades humanas dentro das empresas.
Na era da logística 4.0, na qual os consumidores estão cada vez mais ativos nas compras on-line e exigindo entregas no mesmo dia, o setor precisou de inovações e tecnologias ágeis para atender às novas demandas e necessidades do mercado. Com isso, a hiperautomação se tornou cada vez mais presente no dia a dia das empresas que buscam a otimização.
“A adoção de ferramentas que atuam de ponta a ponta nas organização veio para reduzir processos burocráticos e repetitivos, permitindo que os colaboradores foquem nas atividades que necessitem do lado humano. Mas, mais do que isso, o uso dessas tecnologias também permitiu uma diminuição nos erros dentro dos processos produtivos”, diz Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy, startup que oferece soluções 360 no setor de logística. A logtech tem como foco de atuação empresas que querem seguir essa linha de crescimento, automatizando processos por meio dos seus módulos de gestão, otimização e orquestração.
Os benefícios para as organizações são vários: agilidade na execução de tarefas, diminuição da chance de erros, aumento de produtividade, redução de custos operacionais e melhoria da experiência do consumidor final. E o mais importante para o período atual de compras on-line: a hiperautomação permite o same day delivery. Acompanhando as tendências e necessidades do mercado, em 2022, a RoutEasy lançou o Maestro, solução de orquestração que utiliza inteligência artificial para automatizar 100% do fluxo de trabalho operacional, permitindo entregas no mesmo dia. Em termos práticos, a inteligência artificial analisa informações de diversas origens e, automaticamente, as utiliza para executar tarefas e otimizar operações, como a roteirização e o despacho automático de pedidos.
“A era da logística 4.0 nos mostrou novos desafios a serem encarados. Os gestores já estão percebendo que a única maneira de superá-los era usufruindo da transformação digital nas empresas e usando a tecnologia como aliada de todo o processo. Sendo assim, aqui na RoutEasy, atribuímos agilidade, flexibilidade, integração e produtividade nas tarefas e nos resultados”, completa Reina.