Em expansão de seus negócios, a Hortifruti Solar, empresa especializada em produção e distribuição de hortifrutis para redes de supermercados, restaurantes, cozinhas industriais, hotéis, escolas e hospitais.de hortifrutis, investiu, no começo deste ano, na construção de um novo Centro de Preparação e Distribuição em Santa Bárbara D’Oeste, município do Estado de São Paulo.
Além de toda infraestrutura construtiva, a empresa adotou o que há de mais moderno em termos de conforto térmico e investiu em um conjunto de tecnologia de ponta para estocagem e resfriamento rápido.
“O barracão é o coração da empresa, pois é onde recebemos os hortifrutis, vindos direto da roça, e os manuseamos, isto é, preparamos o produto, colocamos nas câmaras frias, embalamos e distribuímos para nossos clientes. É um processo que exige um sistema altamente confiável em termos de conforto térmico e em que não podemos ter nenhum tipo de perda, seja de tempo ou de custo”, afirma Isaías Alcântara, fundador da Hortifruti Solar.
A empresa responsável pela execução do projeto de resfriamento foi a Arneg, fabricante de equipamentos para o varejo, que sugeriu a utilização de centrais de refrigeração compactas e adequadas para a instalação ao ar livre, com total proteção a ruídos. A fabricante, por sua vez, recorreu à Danfoss do Brasil – empresa que oferece soluções para áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil – para o fornecimento de controladores e válvulas eletrônicas para controle de temperatura.
Entre os dispositivos implementados estão: a válvula de expansão elétrica AKV, que possui controle preciso da temperatura para alta qualidade dos alimentos e fechamento automático durante a falta de energia, por exemplo; o controlador de temperatura digital AK-CC 55, preparado para exercer controle adaptativo de líquido em sistemas de refrigeração, além de ter conectividade Bluetooth; e o controlador de capacidade AK-PC 551 embarcado na central frigorífica, usado para regulagem de capacidade de compressores e condensadores.
Especialmente o controlador AK-CC 55 representou um ganho imensurável ao projeto, uma vez que a conexão via Bluetooth em aplicativo para smartphones e tablets garante a conectividade no setup das máquinas.
“Salvar o setup de sua máquina por meio de celular, por si só, foi quase uma revolução, pois em uma eventual troca do dispositivo, poderá ser feita a configuração facilmente e sem perder o setup que melhor atendeu o seu equipamento e o seu processo. Vimos uma facilidade incrível de navegação pelos parâmetros, pois a interface é totalmente intuitiva”, descreve Andrew Alves, engenheiro Técnico da Arneg do Brasil.
Ricardo Konda, engenheiro de vendas da Danfoss, acrescenta ainda que a possibilidade de operar o equipamento à distância tem um grande valor diante das medidas restritivas provocadas pela pandemia. “Em meio à pandemia, esta solução acabou ‘casando’ também com a questão do contato físico com o dispositivo. Digo isso porque o operador não precisa se expor tocando na IHM do controlador por muito tempo. O operador acaba utilizando o seu aparelho pessoal de celular. Normalmente, o controlador fica próximo a áreas de trânsito de equipamentos pesados e pessoas do processo fabril.”
O diretor da Royal Frio, Jürgens Werner, responsável por toda instalação do sistema, complementa com o que observou de avanço. “O controlador AK-CC 55 é realmente inovador, fiquei surpreso com a facilidade de manuseio e a precisão de controle. Outro aspecto interessante é a facilidade de encontrar peças de reposição e os orifícios serem intercambiáveis, o que torna fácil a sua substituição”.
Além de garantir total conforto térmico e segurança, o consumo de energia do novo Centro de Preparação e Distribuição é 20% menor do que do antigo centro.