HP Brasil promove sustentabilidade por meio de tecnologias de rastreamento

Planejar e executar práticas sustentáveis já é uma realidade na cultura e na estratégia de empresas dos mais diferentes segmentos. Com o uso da tecnologia no dia a dia dessas organizações, promover a sustentabilidade se tornou uma tarefa que anda atrelada à inovação nos processos operacionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e minimizar o impacto no meio ambiente.

Importante fator na cadeia de suprimentos e sobretudo na lógica da economia circular, a rastreabilidade dos produtos é parte fundamental para construção de um cenário sustentável. Aliado ao uso da tecnologia, as embalagens inteligentes contribuem para o funcionamento dessa cadeia, permitindo que as empresas atuem na identificação e no monitoramento dos itens.

O projeto de embalagens inteligentes, ou Smart Packaging, da HP Brasil atua para conectar todos os elos e aprimorar a experiência de compra. “É um projeto que nasceu em 2018 com o objetivo de trazer uma nova experiência para os nossos consumidores com os nossos produtos, no qual realizamos a conexão do mundo físico com o digital”, explica Diego Mutta, gerente de operações para circularidade da HP Brasil.

Com este projeto, a empresa disponibilizou diversos códigos nos seus produtos, como no caso das embalagens dos cartuchos de tinta fabricados no Brasil. Com um celular em mãos, é possível ler o Código 2D na embalagem e encontrar informações sobre produtos da marca em pouco tempo. Assim, o processo de identificação pode ser expandido para todas as etapas, desde a logística reversa por parte da empresa, quanto a melhoria da experiência de compra por parte do consumidor.

Realizado em parceria com a Sincpress, o projeto da HP utiliza tecnologias como etiquetas de RFID e QR Codes para garantir a identificação e a rastreabilidade de cada produto, contribuindo não somente para o controle sustentável da produção, mas também para a segurança do consumidor na hora da compra. “Elas garantem que a gente consiga identificar esse produto e fazer uma dupla verificação, permitindo que o consumidor final saiba se está comprando um produto original”, comenta a gerente da empresa Paula Valério. Essas tecnologias se somam ao Digital Link da GS1, segundo Paula, “é o que permite que essa identificação não se limite apenas ao código e chegue para a web”.

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