Hyster-Yale Group e Somov apresentam produtos com baterias de Íon-Lítio

Com o crescente endurecimento da legislação de emissão de gases e regulamentações cada vez mais restritivas a respeito do descarte de elementos como o chumbo, a busca por alternativas de energia limpa, acessível e sustentável vem se intensificando, inclusive no setor de movimentação de materiais.

Pensando nisso, a Hyster-Yale Group® (HYG), uma das maiores fabricantes de equipamentos de movimentação de materiais do mundo, e a Somov, distribuidora autorizada das marcas Hyster®(região Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Maranhão) e Yale®(estado de São Paulo), anunciam que os equipamentos elétricos comercializados no País terão suas versões disponibilizadas com baterias de Íon-Lítio já a partir deste mês, como uma opção adicional em seu portfólio.

A solução vem sendo utilizada em outros países há algum tempo, onde a HYG recebeu a renomada certificação da Underwriters Laboratory (UL), principal certificadora internacional de segurança orientada à área eletrotécnica.

No Brasil, o recurso está disponível para grande parte do portfólio das marcas Hyster® e Yale® de empilhadeiras e paleteiras elétricas. “A principal vantagem dessa tecnologia é a durabilidade da bateria, uma vez que ela oferece 24 horas de operação, sem trocas, com a utilização de “cargas de oportunidade”, e sua vida útil é três vezes maior do que as baterias comuns. Além disso, essas baterias têm cinco anos de garantia, contra apenas três das demais”, acrescenta Norival Capassi, Gerente de Estratégia em Equipamentos Elétricos da Hyster-Yale Group®.

Para Vinicius Freitas, Gerente Comercial da Somov, principal parceiro da empresa na comercialização nacional das baterias de Íon-Lítio, essa tecnologia é uma tendência que veio para ficar. “Já estamos verificando uma demanda do mercado e muitos clientes têm gostado de saber que essa tecnologia traz vantagens especialmente no que diz respeito ao custo na operação e na produtividade”, exemplifica o executivo.

Inovação com durabilidade e economia

Além dos benefícios já mencionados pelos executivos, as baterias de Íon-Lítio apresentam um turno de duração de 20% a 30% superior em relação às seis e oito horas regulares das outras; as de Íon-Lítio não necessitam de manutenção e sua recarga total é feita de forma simples e bem mais rápida que as demais.

“Para se ter uma ideia, as baterias de chumbo levam de oito a nove horas para estarem carregadas em sua totalidade, enquanto as de Íon-Lítio podem ser carregadas em 100% em apenas duas horas ou menos, dependendo da amperagem do carregador adquirido. É um ganho bem significativo em produtividade”, revela Bruno Almeida, Coordenador de Produtos da Somov.

Outro aspecto, já mencionado, mas que vale a pena detalhar é em relação à vida útil das baterias de Íon-Lítio que pode alcançar de cinco a sete mil ciclos de recarga, três vezes maior quando comparado aos 1.500 ciclos das de chumbo-ácido. Mais uma vantagem é o descarte que pode ser feito sem burocracia, enquanto as de chumbo devem seguir um descarte especial devido às normas ambientais pelo seu alto nível de contaminação.

Mais uma vantagem das baterias de Íon-Lítio é a eliminação da sala de baterias que acaba fazendo a diferença no dia a dia das operações. O produto resolve o problema das salas de bateria de chumbo-ácido – uma área da planta do cliente que muitas vezes fica improdutiva ao core business. Isto porque, os clientes precisam destinar um local específico, que esteja dentro das normas ambientais e de segurança, para guarda, recarga e manutenção das baterias.

“Com as de Íon-Lítio, o armazenamento de baterias é praticamente eliminado, pois já não há a necessidade de baterias para segundo e terceiro turnos desde que, devidamente calculadas e simuladas pelo fabricante das empilhadeiras as cargas intermediárias entre turnos ou momentos de paradas, comumente chamadas de cargas de oportunidade, com isso, o cliente final ganha área em metros quadrados para incremento de armazenagem”, finaliza Capassi.

Outro diferencial das baterias de Íon-Lítio é a não eliminação emissão de gases poluentes durante o processo de recarga, deslocamento e troca, que às vezes podem somar entre 15 e 30 minutos dependendo da estrutura e logística disponíveis. “Além disso, não sendo necessária a destinação de um funcionário para a realização da manutenção das baterias, há mais duas relevantes vantagens trazidas pelo uso das baterias de Íon-Lítio: a força de trabalho deste colaborador pode ser realocada para outra funcionalidade e o colaborador não é exposto aos gases tóxicos provenientes da recarga de bateria de chumbo-ácido”, complementa o executivo.