ID Logistics dá início à coleta de lixo eletrônico de suas operações

Servidores, monitores, baterias, coletores e impressoras, que se encontram nas unidades das operações da ID Logistics Brasil, passarão a ter o descarte apropriado, já que antes eram apenas armazenados. De acordo com Najla Maroun, Gerente de Produtos SI da empresa, “esses aparelhos possuem metais pesados que podem causar diversas complicações para o meio ambiente e a para a saúde do ser humano, se descartados de forma inconsequente”.

Para dar início ao processo de coleta, a ID Logistics Brasil firmou parceria com empresas especializadas na coleta nesse tipo de sucata.  O lixo eletrônico já foi recolhido das operações CDA do Carrefour, Meritor e Leroy Merlin de Cajamar e São Bernardo do Campo.

As empresas escolhidas pela empresa para realizarem a coleta possuem autorização da Cetesb para realizarem o descarte correto dos equipamentos. Mas antes da seleção do que deverá ser rejeitado pela ID Logistics é realizada a separação dos componentes e aproveitamento dos que ainda é possível reutilizar.

 De acordo com Adriana Vaz, do atendimento ao cliente da Sucata Eletrônica, uma das empresas selecionadas para realizar a coleta e que está presente há dez anos no mercado, os materiais coletados, plástico, ferro, entre outros, são desmontados e suas partes separadas e encaminhadas para beneficiamento.

Segundo Fabiano Cotteco, gerente da Master Note, outra empresa que está fazendo a recolha do lixo eletrônico, o descarte é feito nos locais determinados pela prefeitura e pela Cetesb e os equipamentos em condições de uso são recondicionados, sendo que parte deles são doados. Peças e partes das sucatas não reaproveitadas, que contém alumínio, ferro outros materiais vão para empresas parceiras de reciclagem.