A IDEO, plataforma de gestão operacional multicliente, e a sua cliente Águas Danone escolheram a start-up Everysens, especializada em ativos móveis industriais, rastreabilidade e otimização da cadeia de suprimentos, para implementar uma solução “ferroviária conectada”.
O contrato marca o início do rastreamento de 1200 vagões equipados com sensores inteligentes. Graças à Internet das Coisas, esses sensores se comunicam em tempo real com uma plataforma que agrega, traduz e sobrepõe os dados para responder às necessidades dos clientes.
Esta solução dá visibilidade total à localização dos vagões. Dessa forma, a Danone possui acesso a informações sobre cada vagão em movimento, manutenção, paragem em trânsito, estacionamento, entre outras. Parte do projeto prevê que a Everysens desenvolva algoritmos de previsão para antecipar atrasos e outros problemas comuns ao transporte.
De acordo com Youness Lemrabet, fundador e CEO da Everysens, “é um marco importante começar uma parceria com um gigante da logística e impactar a cadeia de uma empresa de renome internacional como a Danone. As equipe da IDEO e da Everysens estão alinhadas e comprometidas para a melhoria da transparência, da agilidade e do desempenho da logística ferroviária. É grande a satisfação de confirmar o início deste projeto”.
Emmanuel Guérin, Gerente Geral da IDEO, disse que “este contrato congrega mais de oito meses de trabalho intenso: amadurecemos ideias, testamos, ajustamos e assumimos desafios. Para oferecer tal inovação no mundo ferroviário, tivemos que entender plenamente os processos e negócios dos nossos fornecedores e clientes, neste caso a Águas Danone França”.