As importações e exportações no primeiro trimestre de 2020, realizadas pela Maersk, a maior empresa de navegação do mundo, cresceram 7%, ante um resultado de 4% no último trimestre de 2019. Separadas, as exportações cresceram 6% no primeiro trimestre deste ano, enquanto as exportações atingiram crescimento de 8%.
De acordo com Gustavo Paschoa, diretor comercial da Maersk para a Costa Leste da América Latina, a previsão de importação para o segundo trimestre de 2020 é de -20%/-25%, resultado do impacto provocado pela Covid-19. “Na verdade, este impacto foi provocado pela quarentana, que gerou estagação da economia em nível mundial”, diz Paschoa. O executivo ressalta, ainda, que a Maersk só espera uma recuperação neste setor no final do terceiro trimestre e início do quarto.
Já com relação às exportações e importações, somadas, é esperado um crescimento de 3,8% sobre o ano passado até o final de 2020.
Exportações
Ainda em termos de exportações, a carga seca apresentou um crescimento de 5% no primeiro trimestre de 2020, ante 7% da carga refrigerada. No primeiro caso, 25% foram destinados ao Oriente Médio, 11% para a África e 8% para a Ásia, enquanto a Europa apresentou resultado negativo de 3%.
No que se refere à carga refrigerada, 18% foram destinados à China, 12% a África e 6% para a Europa, enquanto o Oriente Médio apresentou resultado negativo de 12%.
Importações
Com relação às importações no primeiro trimestre de 2020, 9% foram da Europa, 8% da Ásia e igual valor do Oriente Médio, enquanto a África teve resultado de -50%. Aqui, destaque para a entrada de máquinas, eletrodomésticos e eletrônicos no país.