Infraestrutura e mão de obra em cheque

Duas questões permeiam as várias matérias especiais que integram esta edição da revista Logweb. A primeira é a precariedade da infraestrutura logística brasileira, com rodovias malconservadas, parcos investimentos em ferrovias e portos e falta de integração entre os vários modais. A segunda é a deficiência de mão de obra qualificada, causada por falhas desde e ensino médio até o superior e, ainda, por falta de investimentos das empresas na área.

Para saber mais sobre estes dois assuntos, e muito mais a respeito da ampla abrangência do Supply Chain, o leitor vai ter que ler as várias matérias que integram esta edição.

A primeira delas, com base na queda do Brasil no ranking de produtividade do Institute for Management Development (IMD). Aqui, são abordados os principais fatores que contribuíram para esta queda, como a falta de investimentos em infraestrutura afeta as operações de transporte e logística, os setores mais prejudicados pelos problemas de infraestrutura e logística e como a integração de diferentes modais de transporte pode ajudar a superar estes desafios.

Outra matéria é sobre a formação de preços pelas transportadoras, onde são destacados assuntos como as consequências para os transportadores que não sabem compor margem de forma adequada, a importância do mark-up na formação de preços e as diferenças significativas na composição de preços entre transportadoras de diferentes tamanhos, entre outros temas.

Em logística emergencial B2B, destacamos os setores ou indústrias que mais demandam serviços de logística emergencial B2B, as principais vantagens e desvantagens de utilizar o modal aéreo nesta logística em comparação com outros modais e como se dá o custo-benefício da logística emergencial B2B, para citar apenas alguns tópicos.

Você sabe o que é exatamente o conceito Ship From Store e como ele difere dos métodos tradicionais de entrega e logística? Pois é, tratamos deste assunto em mais uma matéria especial da edição, onde também são discorridos temas como as principais vantagens do Ship From Store para os varejistas e para os consumidores, os desafios que os varejistas enfrentam na integração dos canais físicos e digitais através do Ship From Store e como estão superando esses obstáculos, entre outros.

Temos ainda uma matéria especial comparando entre comprar ou alugar equipamentos de movimentação e armazenagem, destacando questões como em que situações a compra é mais vantajosa do que o aluguel, como avaliar o custo-benefício, fatores a serem considerados na decisão, além do custo inicial e as implicações fiscais e contábeis da escolha entre alugar e comprar.

Para concluir, ainda como matéria especial temos a ampla cobertura da Logistique, uma das maiores feiras de logística, intralogística, transporte multimodal, comércio internacional e Supply Chain do Brasil, e da qual a Logweb é parceira de mídia desde a primeira edição. Veja as novidades apresentadas na feira e também nas palestras do evento.

Ficou curioso para saber mais sobre o amplo universo coberto pela revista que é referência no setor? Então, “bora” ler.

Os editores