À medida que a Semana Mundial do Meio Ambiente, ocorrida no início do mês de junho, ganha destaque e realça a urgência de ações concretas para enfrentar os desafios ambientais, é evidente o crescente número de empresas que estão implementando iniciativas para mitigar seus impactos ambientais e fomentar a conscientização sobre a importância da sustentabilidade.
Nesse contexto, o setor de transporte rodoviário de cargas tem se destacado por buscar soluções mais sustentáveis para as suas operações, visando aumentar a responsabilidade ecológica, especialmente em relação ao uso dos combustíveis renováveis, como forma de compensar a liberação de gases poluentes.
Com isso, a diretora administrativa da Zorzin Logística, Gislaine Zorzin, reconhece a importância de se ter parcerias estratégicas e projetos voltados para a preservação como forma de mitigar as principais preocupações socioambientais, apostando em um trabalho de compensação ambiental com o plantio de árvores.
“Como empresária do setor rodoviário de cargas, entendo que temos um papel social muito importante e para além das operações. Trabalho há mais de dois anos junto de empresas e de projetos parceiros voltados ao meio ambiente para continuarmos contribuindo de forma efetiva por um mundo mais sustentável e menos poluído. Uma delas é feita com o plantio de mais de 1500 mudas realizadas por nós, número que desejamos aumentar ainda mais”, comenta a executiva.
De acordo com dados da Universidade Federal de Viçosa, cada árvore adulta plantada pode produzir cerca de 120 kg de oxigênio por ano, contribuindo com o equilíbrio e com a qualidade do ar. Além de compensar as emissões de carbono, essas iniciativas também promovem a biodiversidade e melhoram a qualidade de vida de forma abrangente.
Gislaine ressalta ainda que, além dessas importantes parcerias, a conscientização e a educação ambiental também precisam ser internalizadas em todos os funcionários por meio de campanhas e de debates visando sensibilizar e capacitar as pessoas para que adotem práticas sustentáveis não só dentro das empresas, mas também em suas vidas.
“Busco sempre me atualizar em relação a essas questões, especialmente devido ao grande enfoque nas práticas de ESG (ambiental, social e governança) nas empresas atualmente. Como exemplo dessa dedicação, este mês implementamos a entrega dos holerites por meios eletrônicos, visando reduzir cada vez mais o uso de papel. Além disso, também praticamos a coleta seletiva, a captação da água da chuva e o controle de energia e água utilizadas, evitando desperdícios e gerenciando nossos gastos de modo mais eficaz”, informa Gislaine.
O compromisso contínuo e o aprimoramento de práticas sustentáveis contribuem para um futuro com maiores possibilidades, por isso as empresas do transporte vêm investindo nessas contribuições para continuarem sendo referência no setor, além de gerar o estímulo para outras empresas e pessoas a se unirem nessa causa.
“Vamos continuar apoiando os projetos e buscando novos que sigam nosso propósito e valor como empresa, e com o apoio dos nossos colaboradores, continuaremos fomentando essas pautas para colocarmos em prática projetos que contribuam com o meio ambiente”, finaliza Gislaine.