Intecom proporciona integração logística para a Meritor, que opera com autopeças e acessórios

O trabalho efetuado pela Intecom Logística para a Meritor está muito além da distribuição.”

A afirmação é de Rodrigo Boniaris, gerente comercial da Intecom Logística (Fone: 11 3627.5300), destacando que o integrador logístico realiza a gestão de estoques da Meritor (Fone: 11 4772.3213), que opera com autopeças e acessórios, e a montagem de kits, além de administrar os pedidos de entrega e gerenciar os ativos do armazém, onde o nível de serviço está em 100%.

“O trabalho é sempre desenvolvido a quatro mãos, onde a participação dos stakeholders é fundamental para o sucesso. O time de projetos da Intecom Logística é responsável por implementar as operações dos clientes com o apoio das áreas operacionais de ambas as empresas. Utilizando técnicas avançadas em Gerenciamento de Projetos conseguimos manter todo o cronograma dentro do prazo, principalmente devido ao período de implantação (dez/jan)”, explica Boniaris.

Referindo-se aos maiores problemas no momento da implementação, o gerente comercial lembra que o principal deles foi a execução do inventário, pois o antigo operador realizava procedimentos diferentes da Intecom para organizar os estoques e realizar as contagens. Além disso, não utilizavam a ferramenta WMS. “Superamos esta adversidade assumindo a operação in-house, ajustando e organizando os estoques, no primeiro momento, e, posteriormente, inventariando o estoque ainda dentro do armazém do cliente. Os processos do nosso WMS garantem níveis de acuracidade altíssimos para operações com minuterias, também o caso da Meritor”, completa.

Boniaris lembra que a operação já roda com a Intecom há mais de um ano e meio e está sempre em constante evolução. Exemplo disso é o atual cenário do segmento automotivo, onde a Intecom Logística, em conjunto com a Meritor, adequou desde área de armazenagem a processos operacionais, garantindo o nível de serviço contratado. “O trabalho não acaba nunca. Estamos em constante evolução. Nestes um ano e meio, já realizamos diversos investimentos na operação da Meritor em tecnologia – melhorando a integração – e em processos – agilidade na operação com redução de custos ao cliente.” Enquanto integrador logístico, a Intecom Logística participa da estratégia de distribuição do cliente sugerindo os melhores caminhos sempre com o foco em qualidade, agilidade e assertividade nas operações.

O gerente comercial da Intecom Logística também comemora: ao longo de 2015, a atuação do integrador logístico no mercado de reposição da Meritor possibilitou atingir um nível de serviço na distribuição e expedição de peças a uma média superior a 97%. A performance é considerada excelente para os níveis nacionais, devido a uma série de imprevistos e contratempos que podem dificultar a logística no País. O nível de serviço é percebido pelos clientes, que recebem seus pedidos no prazo desejado e com qualidade. Os clientes, por sua vez, correspondem positivamente ao nível de atendimento na operação e entrega. “Uma das especialidades da Intecom é realizar a inteligência da cadeia logística das empresas, por meio do suporte de sistemas tecnológicos de última geração. A interface entre sistemas criada permitiu uma transferência de dados de forma mais rápida e eficaz para a Meritor e o melhor acompanhamento de todos os processos que envolvem a distribuição e a armazenagem.”

 Pelo lado da Meritor

Explicando o que levou a Meritor a desenvolver este trabalho, Flávio Farias, supervisor de Supply Chain da empresa, destaca que a Meritor está comprometida em oferecer produtos de alta qualidade e os resultados operacionais adicionam valor ao cliente. “A Intecom está desempenhando um papel importante em nosso canal de distribuição e os resultados são satisfatórios.”

Sobre o que levou à escolha da Intecom, Farias diz que a empresa já está inserida no segmento automotivo e conhece as necessidades da cadeia. “A gestão de estoques, produção dos pedidos e entrega estão alinhados às expectativas de nossos clientes”, diz ele, lembrando que o entendimento de cada processo foi crucial para a integração dos sistemas. “As pessoas estão voltadas para a gestão do negócio e cada uma colabora para solução dos problemas”, completa.