O ano de 2024 promete ser um momento de grandes transformações para a logística, com a ascensão de tendências como a inteligência artificial, as câmeras inteligentes e a sustentabilidade. Segundo Rodrigo Mourad, cofundador e presidente da Cobli, empresa de tecnologia para gestão de frotas, cinco tendências se destacam como as mais importantes para a logística e quem tem frotas em 2024:
1.Avanços da IA
A inteligência artificial (IA) está transformando a gestão de frotas, tornando-a mais eficiente, segura e sustentável. As soluções de IA podem automatizar tarefas, melhorar a tomada de decisão e fornecer insights que ajudam as empresas a reduzir custos, melhorar o desempenho e proteger seus ativos.
“Com a IA, os gestores podem obter apoio na análise de grandes volumes de dados, identificando oportunidades de otimização da frota e melhorando a eficiência operacional. Além disso, os copilotos para motoristas ajudam a garantir a segurança, monitorando condições de direção, fadiga e sugerindo paradas necessárias, contribuindo para operações mais seguras e eficientes,” destaca Mourad.
2. Análises preditivas:dados para decisões estratégicas
Outra tendência importante para 2024 é a adoção das análises preditivas, pois permitem que as empresas usem dados para prever padrões e tomar decisões com base em análises automatizadas.
Para o executivo, transformar dados em informações valiosas é essencial para a eficiência, rapidez e confiabilidade das operações. O tratamento de dados em escala é uma prioridade para as empresas que desejam se destacar competitivamente.
É preciso transformá-los em informações valiosas para tornar as operações mais eficientes, rápidas e confiáveis. Segundo ele, o tratamento de dados em escala é uma prioridade para as empresas, representando uma oportunidade significativa para se destacar competitivamente
3. Câmeras embarcadas com inteligência artificial: segurança e eficiência nas vias
A implementação de câmeras para segurança urbana encontra uma grande aliada na videotelemetria – e a tendência é uma expansão dessa parceria. A combinação de IoT e IA deve evoluir e ser capaz de identificar proativamente problemas nas vias, como buracos e acidentes. A Cobli, por exemplo, possui milhares de clientes por todo Brasil, filmando os mais diversos trajetos e horários. Essa abordagem integrada fornece informações valiosas que podem fortalecer a segurança urbana e contribuir para cidades mais inteligentes.
4. Mobilidade inteligente: integração para uma sociedade melhor
A mobilidade inteligente é mais uma forte tendência que está ganhando força em todo o mundo e refere-se ao uso de tecnologias para melhorar a eficiência e a segurança do transporte.
“As frotas são a base da sociedade, e vemos uma crescente integração de informações para melhorar a roteirização, otimização de rotas e redução do trânsito. Cada pequeno aprimoramento contribui para uma mobilidade mais eficiente para todos,” explica Mourad.
5. Sustentabilidade na logística: compromisso com um futuro
Essa tendência não é uma novidade e isso vale para todos os setores do mercado mundial – o que inclui a logística. E após o maior evento global, a COP-28 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que foi realizada em dezembro em Dubai -, essa tendência tende a acelerar ainda mais. Os países e, consequentemente, as empresas estão cada vez mais comprometidas com a redução de seu impacto ambiental.
“Não há dúvidas de que a sustentabilidade deve ser prioridade, e estamos focados em utilizar de maneira eficiente a tecnologia para contribuir com a redução de combustíveis fósseis, buscando uma operação mais sustentável e econômica para a sociedade ,” conclui Mourad.