Investimento – Ed. 165

John Deere expande Centro de Distribuição de Peças

Como parte da consolidação dos investimentos no Brasil e para atender às necessidades de seus clientes, a John Deere (Fone: 19 3202.5700) inaugurou, em outubro último, a expansão do Centro de Distribuição de Peças para a América do Sul, em Campinas, SP. Com esse investimento, o CD de peças praticamente dobrou de tamanho: passou de 40.000 m² para 74.500 m².Com a expansão, o espaço ganhou uma novidade: um Centro de Treinamento destinado à capacitação de concessionários, distribuidores, funcionários e clientes. Os investimentos fazem parte de um plano de médio e longo prazo da John Deere no Brasil, com valores que ultrapassaram US$ 200 milhões nos últimos cinco anos, em todas as divisões em que a companhia atua. Inaugurado em 2008, o CDP está localizado em uma região estratégica, com facilidade de acesso aos modais rodoviário e ferroviário, aos aeroportos de Viracopos e Guarulhos e aos portos como o de Santos. Além disso, está próximo do Escritório Regional da John Deere, em Indaiatuba, SP. Por sua vez, focado no ensino e aprendizagem, o Centro de Treinamento da John Deere é um espaço preparado para capacitar os participantes a conhecer a fundo as novas fronteiras tecnológicas disponibilizadas pela empresa. Com capacidade para até 64 pessoas, o local possui área de escritório, sete salas de aula, sala de reunião, salas voltadas aos treinamentos à distância, sete oficinas, além de oficinas e painéis de ferramentas e máquinas da companhia. A expansão contou com participação da Bresco Investimentos.

 

Stival Alimentos constrói centro de logística no Paraná

Com forte presença de suas marcas nos mercados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a Stival Alimentos (Fone: 41 2106.2466), indústria especializada no beneficiamento e produção de alimentos, construiu um centro de distribuição com área de 5.300 m². O local é responsável pela estocagem e distribuição de mais de 22 milhões de quilos de produtos industrializados no acumulado dos últimos 12 meses. Os produtos finais são transportados em frota própria até o centro de logística – distante apenas 3 km da indústria –, onde permanecem estocados em condições ideais para depois seguirem para clientes varejistas e supermercadistas. No triênio 2013/2015 foram investidos pela empresa mais de 15 milhões de reais entre modernização das marcas, construção da central de abastecimento, lançamento de 20 produtos ao ano e a duplicação do mercado via distribuidores. A expectativa é chegar ao final de 2015 com faturamento de R$ 135 milhões, valor 15% superior ao ano anterior.

TNT inaugura unidade Rio Verde

Transportadora de cargas expressas, a TNT (Fone: 11 3622.3100) acaba de inaugurar a unidade Rio Verde, em Goiás. Com o novo terminal espera-se um aumento de até 40% da movimentação das cargas na região até o final de 2015. A alta capilaridade regional também permite atender aos quatro segmentos-foco de atuação da companhia – automotivo, lifestyle, healthcare e hightech – no transporte rodoviário e aéreo, nacional e internacional. “As operações do novo terminal terão importante impacto na performance regional, que já alcançou 98%, e está dentro do previsto em nosso plano estratégico”, declara Adriano Marra, gerente regional da TNT. Os serviços realizados em Rio Verde trarão mais agilidade aos clientes da TNT, que poderão receber suas encomendas até um dia antes do que atualmente recebem. O motivo é que a encomenda não precisa passar pela unidade de Goiânia para a expedição.

Jamef amplia unidade Barueri e implementa novo projeto de distribuição

A Jamef triplicou a capacidade de sua unidade de Barueri, em São Paulo (Fone: 11 2121.6100). A expansão da unidade faz parte de um inovador modelo de distribuição implementado para a Capital e Grande São Paulo: todas as entregas vindas de qualquer local do Brasil para esta região serão realizadas, exclusivamente, pelo terminal de Barueri. Já as coletas serão feitas pelo terminal localizado na Capital, onde anteriormente eram realizadas às duas operações. Paulo Nogueirão, diretor comercial da empresa, explica: “conhecemos a complexidade operacional que é atender não apenas a capital paulista, como toda a Grande São Paulo, e a importância econômica que esta região representa. O objetivo com essa nova operação é aumentar a eficiência e a satisfação dos nossos clientes, por meio de prazos reduzidos nas entregas e maior flexibilidade de horários nas coletas”. Instalada em uma área total de 37.500 m², a unidade tem agora uma capacidade de movimentação três vezes maior que a anterior. O novo terminal, localizado nas proximidades da Rodovia Castelo Branco e do Rodoanel, agilizará ainda mais o processo de distribuição da carga dentro do novo modelo operacional. “Trata-se um projeto inovador dentro da nossa estrutura que, até então, compartilhava em um único veículo coletas e entregas. Com este projeto, o nosso objetivo é atender as necessidades dos nossos clientes e superar as expectativas”, conta Douglas Ricardo, gerente da unidade Barueri.

Ferroeste investeR$ 4 milhões na compra de locomotivas e vagões

A Estrada de Ferro Paraná Oeste – Ferroeste (Fone: 41 3281.9800) investiuR$ 4 milhões na aquisição de cinco locomotivas e 400 vagões graneleiros. Foi a maior compra de equipamentos em 30 anos de empresa. O objetivo da Ferroeste com a compra é dobrar a capacidade de transporte, além de atender a demanda da safra de verão que é escoada de Cascavel até Guarapuava, na região central do Paraná. A ampliação deve aumentar o faturamento da empresa em 50%. Agora serão 15 máquinas em circulação e o número de vagões vai aumentar de 60 para 460.

Pacífico Log anunciainvestimento em frota, novas filiais no Nordeste e construção de nova matriz

O gerente nacional de vendas da Pacífico Log (Fone: 11 2303.4022), Tarso Lumare, anunciou que a empresa fez um grande investimento na expansão de frota. Foram recentemente incorporados 25 novos cavalos e 75 carretas. A empresa também está construindo sua nova matriz no bairro de Bonsucesso em Guarulhos, SP, que deverá estar operando no segundo semestre de 2016, triplicando a capacidade de gerenciamento de cargas. Além destes investimentos, foi anunciado, também, ainda para esse ano, o início das operações de duas novas filiais, uma no Recife, que cobrirá o Estado de Pernambuco, e outra em Fortaleza, que permitirá ampliar os serviços para o Estado do Ceará.

 

TCP Log inaugura base intermodal na região metropolitana de Curitiba

A TCP Log (Fone: 41 3420.3300) – subsidiária logística da TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – inaugurou um novo armazém em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Com 28.800 m³, o novo armazém integra o plano de ampliação e modernização da TCP com bases intermodais no interior do Paraná. Com capacidade para 21.600 paletes (cada unidade tem 1m x 1m) e padrão linha azul, o armazém tem localização estratégica e fácil acesso às rodovias que atendem o litoral e interior do Paraná e Santa Catarina e à BR-116, que liga Curitiba ao Estado de São Paulo. A intenção é que, assim como nas outras bases intermodais no interior do Paraná, a base de Curitiba ofereça serviços integrados de logística com armazenagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, pátio para contêineres e transporte até o Porto de Paranaguá. Com 1.000 m² de pátio, a base de Curitiba trabalha, principalmente, com armazenagem cross-docking de cargas secas e de alto valor agregado.

 

TQUIM Transportes inaugura Centro de Distribuição e se torna Operador Logístico

Há 35 anos no mercado, com atuação no setor de transporte de produtos químicos, a granel e embalados, perigosos e não perigosos, a TQUIM Transportes (Fone: 11 4392.2954) ampliou o portfólio de serviços aos seus clientes com o início de operação de armazenagem de produtos embalados e gestão de estoques. Com investimento de R$ 4 milhões, a companhia inaugurou um Centro de Distribuição com 11,5 mil metros quadrados de área e capacidade de 12.000 posições-paletes, localizado em uma região estratégica de São Bernardo do Campo, SP, próximo do Rodoanel e dos portos da baixada santista. O novo CD faz parte da proposta da TQUIM de integrar transporte e armazenagem, transformando-se num Operador Logístico completo. “Muitos armazéns utilizam terceiros no seu transporte. Nossa estratégia foi justamente atuar na integração da operação. Como uma transportadora tradicional, decidimos levar aos nossos clientes e ao mercado a facilidade de armazenagem dos produtos que transportamos, proporcionando às empresas produtividade, redução do transit time e no custo da cadeia de Supply Chain”, comenta Walter Almeida, diretor superintendente da TQUIM. A proposta é promover um serviço completo, que inclui o full outsourcing da gestão do controle de estoque e faturamento das empresas. Na prática, a TQUIM comandará, através do acesso remoto aos softwares de gestão ERP, utilizados pelos seus clientes, todo o processo de documentação para o embarque, o que envolve a emissão das notas fiscais e dos certificados diversos que demandam essas operações, controlando, assim, a baixa de estoque no CD, a entrada de mercadorias e as validades. “A tônica como Operador Logístico é cuidar de todo o trâmite de recebimento e expedição do produto que está no nosso armazém geral, que é devidamente matriculado na Junta Comercial do Estado de São Paulo”, explica Almeida. A empresa investiu na implementação da solução de WMS, da Store Automação, para garantir um processo automatizado e dinâmico em seu CD, e a flexibilidade dos seus serviços também está ligada à sua capacidade de atendimento para operações cross-docking e Milk-run.Os setores alvos da TQUIM para seu novo CD são os segmentos químico, como produtos orgânicos e inorgânicos; petroquímico, que inclui resinas termoplásticas; e minerais, assim como produtos para limpeza e conservação. Entre os clientes que já estão utilizando seu armazém geral estão as multinacionais Trínseo, IMCD Group e Blue Star.