Os novos investimentos na ordem de R$ 260 milhões realizados pelo Super Terminais, o mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus, foram ressaltados durante o evento “Norte Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária”, realizado em Porto Velho (RO), nos dias 12 e 13 de setembro. O evento contou com a participação do diretor-geral do Super Terminais, Marcello Di Gregorio, que ressaltou as obras de infraestrutura, chegada de novos equipamentos e modernização no sistema de tecnologia da informação do terminal portuário, em 2022, ano em que completa 25 anos de operação.
“Fizemos o maior investimento da história do terminal. Vamos receber em 14 de setembro os primeiros guindastes elétricos do mundo, que vão aumentar em 25% nossa produtividade”, afirmou Di Gregorio, durante a realização do painel “Desafios e oportunidades no setor de logística e portos da região Norte”, que teve ainda como debatedores Renato Freitas, superintendente da Transglobal, e Guilherme Salles dos Anjos, prático de Praticagem dos Rios Ocidentais da Amazônia (PROA). O painel foi apresentado por Jacqueline Wendpap, conselheira internacional do Brasil Export. A moderação ficou por conta de Leopoldo Figueiredo, diretor de redação do BE News. O Norte Export é uma iniciativa e uma realização do Brasil Export – Centro de Estudos em Logística, Transporte e Comércio Exterior.
O objetivo do painel foi debater a previsão de investimentos por agentes públicos e privados, as prioridades para projetos de infraestrutura de transportes, as barreiras ambientais e as burocracias a serem superadas, além das potencialidades do transporte hidroviário de cargas, inovação e qualificação de mão de obra.
Di Gregorio explicou no evento as especificidades da região de Manaus e a necessidade de piérs flutuantes devido a variação do rio. “Hoje, nosso piér possui 420 metros de extensão, mas vamos passar a ter cerca de 1200 metros. Isso vai ser muito importante para recebermos navios maiores em largura, que trazem mais contêineres. Temos a perspectiva de que esse tipo de embarcação vai entrar mais na nossa região”, explicou.
O setor de logística e infraestrutura portuária vive um momento chave de consolidação de seu crescimento na busca de mais eficiência para matriz nacional de transportes. Cerca de 1,2 bilhão de toneladas de cargas foram movimentadas em portos brasileiros em 2021. Ao todo, a iniciativa privada investiu 4,8% a mais no setor em 2021 em relação a 2020. Em Manaus, o diretor do Super Terminais ressaltou o crescimento de 18% no volume do setor portuário em 2021 e de 3% em 2022.
O Brasil Export é considerado o principal fórum do setor de logística e infraestrutura portuária do país, sendo permanente e multisetorial. O fórum organiza dinâmicas para promoção do diálogo e incorporação das melhores e mais modernas práticas do seguimento e tem apoio do Ministério de Infraestrutura. O objetivo é debater de forma regional temas essenciais para o seguimento e promover visitas técnicas em portos, terminais multimodais, centros de distribuição e unidades de produção.
Em 12 de setembro, o diretor-geral do Super Terminais visitou junto aos demais convidados no Norte Export o Terminal Hidroviário Cai n’Água, localizado no rio Madeira, em Porto Velho. O local é utilizado para embarque e desembarque de cargas como soja, milho, açúcar, madeira e algodão, além de passageiros.
O presidente do conselho regional, Sergio Aquino, encerrou o evento com a leitura da carta do Norte Export 2022 com os principais pontos que nortearão as pautas neste final de ano eleitoral. Também foi anunciado a criação dos Conselhos Estaduais do Brasil Export, que serão permanentes e trabalharão para pautar as demandas estaduais.
A próxima edição do Norte Export está programada para ocorrer em Manaus, em abril de 2023.
Super Terminais
Com 25 anos de experiência no mercado de transporte e logística, o Super Terminais é o mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus. Opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas. A estrutura oferece ainda os equipamentos mais modernos do mercado e cumpre rigorosamente os cronogramas de manutenções preventivas e corretivas com peças originais, garantindo a segurança e a eficiência no manuseio de cargas. A média operacional está em mais de 40 movimentos por hora, com 3 turnos, e 280 tomadas para contêineres frigorificados. Entre as grandes preocupações da empresa estão a preservação da maior floresta tropical do mundo – a Floresta Amazônica –, a capacitação para promover um ambiente sustentável e o desenvolvimento de campanhas para evitar a ocorrência de acidentes ambientais e humanos.