Leilão garante R$ 2,066 bilhões para o setor portuário
O primeiro leilão do Programa de Arrendamentos de Áreas Portuárias da Secretaria de Portos (SEP), realizado em dezembro último, garantiu investimentos no setor portuário de R$ 2,066 bilhões. Desse total, R$ 1,457 bilhão seguirá para os cofres públicos, sendo R$ 430,6 milhões referentes ao valor da outorga a ser pago pelos futuros arrendatários e R$ 1,027 bilhão de recursos a serem repassados à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) pelo arrendamento ao longo de 25 anos de cada uma das três áreas leiloadas. Além disso, os arrendatários terão que fazer investimentos de R$ 608 milhões nas instalações arrematadas. A primeira área a ser leiloada foi na região de Ponta da Praia, que movimentará granéis sólidos de origem vegetal. O vencedor foi o consórcio LDC Brasil, formado pelas tradings Louis Dreyfus Commodities e Cargill. O grupo se comprometeu a pagar R$ 303,069 milhões a título de outorga. Também foi concedido o arrendamento de área na região do Paquetá, que movimentará papel e celulose. A outorga ofertada pela empresa Marimex Despachos foi de R$ 12,5 milhões. A terceira área oferecida está localizada na região do Macuco. A Fibria Celulose ofertou o lance vencedor de R$ 115,047 milhões.
ÁREA | REGIÃO | VALOR DO ARRECAMENTO (pgto à Codesp)
R$ |
INVESTIMENTO
R$ |
VALOR DA OUTORGA
R$ |
TOTAL |
STS 04 | Ponta da Praia | 810.721.500 | 206.000.000 | 303.069.333,18 | 1.319.790.833,18 |
STS 07 | Macuco | 169.083.300 | 155.000.000 | 115.047.000,00 | 439.130.300,00 |
STS 36 | Paquetá | 47.976.600 | 247.000.000 | 12.500.000,00 | 307.476.600,00 |
TOTAL | 1.027.781.000 | 608.000.000 | 430.616.333 | 2.066.397.733,18 |
Total Express vai investir 20 milhões de reais em sistemas de tecnologia
A Total Express (Fone: 11 3627.5900) vai investir R$ 20 milhões em sistemas de tecnologia para incluir pequenas lojas entre seus parceiros. O dinheiro será usado para desenvolver páginas na internet e programas para que o pequeno lojista acesse, calcule o frete e entre na coleta, afirma Claudio Prado, presidente da empresa. “Modernizar os sistemas para atender clientes com demandas menores é um alto investimento. No entanto, na soma, há um grande volume de vendas feitas por pequenos sites de e-commerce”, afirma. As grandes lojas fazem estimativas de quantos produtos vão vender e já enviam uma parte deles para o Centro de Distribuição. As pequenas empresas não conseguem fazer isso. A ideia da modernização do sistema da Total Express é acelerar a primeira perna da viagem dos produtos, que vai do estoque da loja a um Centro de Distribuição. A empresa também vai recolher produtos nas casas dos clientes finais. A troca ou devolução é um gargalo do e-commerce, diz Prado. Para isso, haverá ampliação da rede de distribuidores para que eles passem a coletar pacotes. (Fonte: Folha de S.Paulo)
TAM Cargo amplia Terminal de Cargas em Belém, PA, e moderniza infraestrutura
A TAM Cargo (Fone: 0800 115.9999) inaugurou em dezembro último seu novo terminal de cargas em Belém, PA. Com investimentos de aproximadamente R$ 2,8 milhões, o terminal foi ampliado de 900 m² para 1.050 m². A estrutura permitirá ao terminal, que atualmente opera 90 mil quilos mensais, aumentar em 5% sua capacidade nos próximos anos. Com o aporte, o novo espaço apresentará os seguintes benefícios: unificação e ampliação da loja de atendimento ao cliente; ampliação da área de armazenagem e movimentação de cargas; área para cargas perigosas; sistema eletrônico de atendimento, o que facilita a priorização dos clientes no atendimento de loja; balanças para recebimento de cargas; transferidores; e estacionamento compartilhado. As principais mercadorias movimentadas no terminal são desde pequenas encomendas até grandes volumes, como cosméticos, fármacos, peças para maquinário, equipamentos diversos, flores, frutas, artigos têxteis, etc. A reforma faz parte do plano de investimentos da TAM Cargo, de R$ 94 milhões, dos quais R$ 80 milhões para reforma de terminais e R$ 14 milhões para tecnologia e segurança. Os aportes contemplam, ao todo, 22 terminais distribuídos pelo Brasil. O projeto teve início em 2013 e será finalizado até 2016 e inclui a construção de novas estruturas, além de reformas e ampliação de outros terminais.
Obras do Terminal de Alta Segurança, resultado da parceria entre a Brink’s e Viracopos, já foram iniciadas
Já foram iniciadas as obras do primeiro terminal de alta segurança com padrão internacional para cargas de alto valor, resultado da parceria entre a Brink’s (Fone: 11 3323.1562) e o Aeroporto Internacional de Viracopos. A área exclusiva de 1.560 m², dentro do TECA – Terminal de Carga do Aeroporto Internacional de Viracopos, será destinada a abrigar completa estrutura de segurança especial para cargas de alto valor em aeroportos da América Latina. O local contará com toda a infraestrutura física e tecnológica de segurança utilizadas em operações similares nos mais importantes aeroportos de todo o mundo, incluindo área especial com temperatura controlada, que abrigue cargas de produtos farmacêuticos e outras que demandem esse ambiente. O Terminal de Alta Segurança de Viracopos será construído e operado pela Brink’s, que já atua nesse segmento em vários países, garantindo o adequado gerenciamento logístico das cargas de alto valor. Com a implantação da filial Brink’s Viracopos, os órgãos anuentes passarão a ter mais uma área de conferência segregada, completando o ciclo de segurança da carga. A previsão é que o terminal comece a operar em fevereiro próximo.
BRP aquece negócios no Brasil com novo Centro de Distribuição em SC
Considerada líder global em projeto, desenvolvimento, fabricação, distribuição e comercialização de veículos esportivos e sistemas de propulsão, a BRP (Fone: 19 3113.9600) aquece os negócios no mercado brasileiro com o novo Centro de Distribuição de produtos, localizado na cidade de Joinville, SC. Com importação via Porto Itapoá, a nova operação reduziu a poucos dias o processo de logística e distribuição das motos aquáticas Sea-Doo, dos veículos Can-Am e dos motores de popa Evinrude – marcas assinadas pelo grupo canadense. “O novo Centro de Distribuição em Santa Catarina é uma mudança muito significativa nos negócios no Brasil, já que melhora o atendimento da rede como um todo”, resume Ednei Silva, controller e gerente financeiro da BRP no Brasil. “Os concessionários já podem planejar de forma muito mais eficiente os seus estoques. A entrega para o Estado de São Paulo, por exemplo, será feita em dois dias”, continua. O antigo Centro de Distribuição, situado em Manaus, AM, impunha um prazo muito maior na distribuição dos produtos. Os concessionários da região Sudeste eram atendidos em 20 dias após o pedido e os da região Sul, em cerca de um mês. O atual Centro de Distribuição em Joinville está localizado em um condomínio empresarial e possui 5.000 m², com possibilidade de expansão. A BRP conta com o know-how de empresas parceiras, atuantes em seus negócios no exterior, para garantir a excelência do processo no Brasil. Além da importação, com os serviços de transportes internacionais e trâmites aduaneiros, a DB Schenker é responsável pela distribuição dos produtos em todo o território nacional, partindo do Centro de Distribuição em Joinville. “Fazemos toda a gestão da operação, o que inclui planejamento de cargas, transporte dos produtos por veículos apropriados, emissão dos documentos de transporte adequados e acompanhamento das entregas até o destino final, no prazo desejado”, explica Ricardo Silveira, diretor de logística da DB Schenker. Já na parte de gestão do estoque no Centro de Distribuição em Joinville, a BRP conta com a Katoen Natie. “Fizemos a análise de opções de armazéns em Santa Catarina até chegarmos a Joinville, com importação dos contêineres pelo Porto Itapoá como a melhor opção. Em seguida, cumprimos um cronograma em conjunto com a BRP para assegurar o sucesso do início das operações. Dentro desse cronograma, os principais focos foram a adequação do armazém, a aquisição de empilhadeiras e a seleção e treinamento da equipe”, relata Filip Lemense, gerente de projetos da Katoen Natie.
Ford regionaliza distribuição de peças com quatro centros de atendimento no Brasil
A Ford (Fone: 11 4174.8855) anunciou um processo de regionalização da distribuição de peças no Brasil com quatro instalações informatizadas, somando cerca de 86.000 m² de depósitos. A mais recente foi inaugurada em novembro último, em Gravataí, RS. Além da nova unidade, já funcionam dois Centros de Distribuição em São Paulo e um em Salvador, BA. O objetivo dos depósitos regionais é oferecer maior proximidade aos distribuidores e clientes da marca. Nos últimos três anos a Ford lançou nada menos que 12 novos veículos no Brasil. São modelos globais que adicionaram 18.600 novos itens de reposição ao seu estoque. Esse ritmo de lançamentos praticamente dobrou a variedade de peças de reposição mantidas pela marca, que atualmente compõem um estoque médio com giro de cerca de 40.000 itens para veículos de diferentes modelos e gerações. Todos os Centros de Distribuição da marca no Brasil são administrados com tecnologia de ponta, em parceria com a Penske Logistics. Resultado de um investimento de R$ 45 milhões no ciclo de cinco anos, o novo depósito de Gravataí tem como objetivo aumentar a eficiência e agilidade na entrega de peças para os 93 distribuidores instalados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Oeste do Paraná, que serão atendidos pela nova operação. Para atender à crescente demanda na região, essa unidade tem 14.000 m². Entre os fatores que orientaram a sua estratégia de localização, foram levados em conta os desafios de transporte e redução do tempo de atendimento dos pedidos. Localizado a 30 km de Porto Alegre, o novo Centro de Distribuição da Ford opera com um estoque regulador de peças, garantindo um prazo de entrega de até 24 horas para a maioria dos distribuidores da região. Como os demais depósitos da marca, conta com um sistema moderno de gerenciamento que faz todo o inventário de estoque, pedidos e faturamento, com processos globais e alto nível de eficiência e produtividade, administrado em parceria com a Penske para atender a região que tem alta densidade da rede Ford.
Entram em vigor as novas regras para financiamento de caminhões pelo Finame
Já estão em vigor as novas condições de financiamento para aquisição de bens de capital, ônibus e caminhões por meio do Finame, programa do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para financiamento de máquinas e equipamentos. As regras foram anunciadas simultaneamente ao fim do PSI (Programa de Sustentação de Investimentos), que vigorou até dezembro de 2015. Para a aquisição de ônibus e caminhões, por grandes empresas, o apoio do Banco permanecerá em 70% do valor do bem, mas a participação da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) na composição do custo será maior, de 70%. Os 30% restantes serão financiados com taxas de mercado. Até então, o financiamento era realizado com 50% em TJLP e os outros 50% com taxas de mercado. Entre as novidades está a ampliação da participação do Banco no apoio às micro, pequenas e médias empresas e à aquisição de bens de capital eficientes. O BNDES financiará até 80% do valor do bem, em TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). Antes, o limite de participação era de 70%. O custo será composto pelo spread básico de 1,5% ao ano, unificado para todos os segmentos e todas as modalidades, acrescido da taxa de intermediação financeira de 0,1%, além da taxa de risco de crédito cobrada pelo agente financeiro para as operações do Finame. Já para as grandes empresas, a participação do BNDES no financiamento para a aquisição de bens de capital aumentará de 50% para 70% do valor do bem e também a um custo de TJLP. Além do spread básico, a taxa de intermediação financeira para esse segmento será de 0,5% ao ano.
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