Paraná ganha novo terminal portuário privado – Porto Pontal
Com investimento aproximado de R$ 1,5 bilhão, o Terminal Portuário Porto Pontal – o mais novo terminal privado do Brasil – irá ocupar um espaço de mais de 600.000 m² – e contará com um pátio de 450.000 m², o que constitui a maior área para depósito de contêineres do país. O lançamento da pedra fundamental está previsto para o último trimestre de 2015. O Porto Pontal será, também, um dos terminais mais modernos da América Latina e o primeiro do país a operar sobre trilhos. “Enquanto os demais portos do país utilizam o sistema RTG (rubber tyre gantry), o de Pontal – a exemplo dos grandes portos europeus, como o Rotterdam Gateway, o Antwerp Gateway e o Euromax Terminal Rotterdam – vai ser equipado com RMG (rail mounted gantry), guindastes de pórtico montados sobre trilhos, tendência mundial por sua eficiência e segurança. Para atender o maior produtor e exportador de frangos do país – segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), de janeiro a maio deste ano o Paraná exportou mais de 550 mil toneladas de frangos – o novo porto terá 5.000 tomadas reefer, essencial para abrigar contêineres refrigerados”, explica Ricardo Bueno Salcedo, diretor do Porto Pontal. Situado na entrada da Baía de Paranaguá, região conhecida como Ponta do Poço, o porto de Pontal fica a uma distância de 23 quilômetros do alto-mar. “Sua localização privilegiada e estratégica para o Mercosul gera uma economia de mais de uma hora para atracação em relação ao Porto de Paranaguá. Com cais de 1.000 m e três berços para atracação simultânea de navios, a profundidade permanente do calado é de 16 metros, mais do que o suficiente para abrigar grandes embarcações”, completa Salcedo. A primeira etapa da obra do Porto Pontal, com finalização prevista para o segundo semestre de 2017, vai envolver a implantação de dois terços da estrutura total do terminal e possibilitar a movimentação de 700 mil TEUs. Operando integralmente, sua capacidade máxima de movimentação será de 2 milhões de TEUs, com 56 RMG, 10 portêineres e 80 terminal tractors. Veja mais em www.facebook.com/portopontal.
Banco do Brasil vai disponibilizar R$ 110,5 bilhões para safra agrícola 2015/16
O Banco do Brasil (BB) apresentou as condições de financiamento para o Plano Safra 2015/2016, cujos recursos disponíveis no banco somam R$ 110,5 bilhões. Desse total, R$ 20 bilhões serão para empresas da cadeia produtiva do agronegócio e R$ 90,5 bilhões para produtores e cooperativas. Segundo a instituição, o montante total corresponde a um aumento de 23% na comparação com safra anterior 2014/15. O banco informou que 90% dos juros são controlados, ou seja, subsidiados. Entre as linhas de crédito, o Programa de Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) terá R$ 1,5 bilhão em recursos; e o Programa de Modernização da Frota de Tratores, Implementos e Colheitadeiras (Moderfrota)/Programa de Sustentação de Investimento (PSI) terá R$ 4 bilhões. (Fonte: Estadão Conteúdo)
BNDES financiará a fabricação de 19 locomotivas
A Diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES aprovou financiamento de R$ 70,5 milhões à GE Transportes Ferroviários (Fone: 31 2103.5146) para a fabricação de 19 locomotivas. A operação ocorre no âmbito do Programa BNDES de Sustentação do Investimento (BNDES PSI), e os recursos serão repassados pelo agente financeiro Banco Alfa Investimento S.A. O projeto estimula a indústria nacional de máquinas e equipamentos do setor de logística ferroviária, que apresentou um salto de investimentos nos últimos anos. De 2007 a 2014, o BNDES aprovou 24 projetos de investimento em ferrovias, no valor total de R$ 17,3 bilhões. Deste montante, cerca de R$ 3,4 bilhões foram para a produção e/ou aquisição de 485 locomotivas para utilização no País. As locomotivas — modelo GE AC 44i — serão adquiridas pela VLI Multimodal S.A (12 locomotivas) e pela Rumo Logística Operacional Multimodal S.A. (7 locomotivas). O apoio do BNDES corresponde a 50% do investimento total no projeto.
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