A distribuidora de combustíveis Ipiranga anunciou a compra, por R$ 2,168 bilhões, da concorrente Ale, quarta maior empresa do setor.
O acordo foi assinado neste domingo (12), segundo comunicado divulgado pelo grupo Ultra, controlador da Ipiranga.
Com a aquisição, a Ipiranga passa a deter 18% dos postos de gasolina do país, encostando na líder Petrobras Distribuidora, que tem 19,4%, de acordo os últimos dados divulgados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), referentes a maio.
“A rede Ale complementa a rede Ipiranga geograficamente, em especial na região Nordeste, onde a Ipiranga possui menor participação de mercado e tem focado seus investimentos”, diz o grupo Ultra, no comunicado.
Fundada há 20 anos, a Ale tem cerca de 2.000 postos no país, além de dez bases de distribuição (instalações para armazenagem e transferência dos combustíveis para o varejo).
Em 2015, vendeu 4,3 bilhões de litros, gerando receita de R$ 11,4 bilhões.
De acordo com o grupo Ultra, a empresa tem uma dívida de R$ 737 milhões, que será deduzida do valor total da operação. O valor a ser pago aos vendedores dependerá também da posição de caixa da companhia e do endividamento na data de fechamento da operação.
A Ale é controlada pelo grupo mineiro Asamar, pelo empresário Marcelo Alecrim e pelo fundo americano Darby.
A empresa vem sendo cortejada desde o início da década, mas desentendimentos entre os acionistas impediram a venda. O próprio grupo Ultra, a Raízen e a francesa Total já chegaram a negociar com a companhia.
PREÇOS
A Ipiranga tem hoje 7.241 postos. Em 2015, a companhia vendeu 25,7 bilhões de litros de combustível.
A empresa vem se beneficiando da política de preços da Petrobras. Com a queda do preço do petróleo, tem conseguido trazer para o país combustíveis mais baratos do que os vendidos pela estatal.
As melhores margens de venda ajudaram o indicador Ebitda da companhia, que mostra a geração de caixa, a crescer 21% em 2015, chegando a R$ 2,769 bilhões.
O grupo Ultra ressalta que a compra da Ale depende ainda de aprovações de órgãos de defesa da concorrência.
O mercado brasileiro de combustíveis é dominado por apenas três empresas: BR, Ipiranga e Raízen –que opera a rede de postos Shell– controlam 67,1% das vendas de gasolina e 77,1% das vendas de diesel.
Fonte: Folha de S. Paulo