A Iveco Latin America (Fone: 0800 7023443) completou este ano uma década de atuação no país.
Uns dos destaques que envolveram a trajetória da empresa foram os veículos Daily, categoria semileves, que começaram a ser comercializados em 1997. Já no ano seguinte, iniciou-se a comercialização dos produtos EuroCargo, EuroTech e EuroTrakker no Brasil, nas categorias de médios e pesados.
No ano de 2000, a fábrica Iveco Fiat é inaugurada em Sete Lagoas, MG, montada em cooperação entre Iveco e Fiat Auto para a produção do Daily e do Ducato, respectivamente.
O destaque em 2001 foi a conquista de 6% de participação no mercado de pesados praticamente com um único modelo, o EuroTech 450E37T 4×2. Já no ano seguinte, a empresa ganhou, pela quarta vez consecutiva, o prêmio Lotus por destaque na comercialização dos veículos Daily no segmento de carga.
Em 2003, a Iveco iniciou a comercialização do novo veículo médio EuroCargo – Tector 170E22, com gerenciamento eletrônico – motor Common Rail – e do veículo pesado EuroTech 750E42 TZ 6×4. E, ainda, foi anunciada a montagem da fábrica de caminhões médios e pesados no Brasil.
O acontecimento marcante de 2004 foi a ampliação do leque de médios e pesados com o lançamento do Eurocargo e Eurotech nacional, alcançando o Finame para 100% da sua linha de produtos comercializados no país e transformando definitivamente suas possibilidades de avanço comercial no mercado brasileiro. No mesmo ano, a empresa trouxe ao país os modelos Stralis e Eurotrakker. Com o lançamento dos dois novos modelos pesados, a Iveco demonstrou a moderna tecnologia Cursor no Brasil.
No ano de 2005, foi ultrapassada a marca de 50 mil caminhões produzidos no Complexo Industrial Iveco Fiat; a montadora ampliou a família EuroCargo com o novo 230E22, um médio com 220 cavalos de potência; e a fábrica de motores passou a fabricar o motor Cursor 13 no Brasil.
Já em 2006, a Iveco ampliou sua oferta na faixa de 16 até 30 toneladas com o lançamento de mais uma versão do EuroCargo Tector médio, na versão 230E24, configuração 6×2 e capacidade para 23 toneladas de PBT.
Ainda em 2006, a empresa lançou quatro novas versões da gama Stralis; avançou com o lançamento do EuroCargo Cavallino e ingressou na mais concorrida faixa de mercado do segmento dos cavalos-mecânicos pesados para tracionar semi-reboques de três eixos. Com o lançamento, o mercado de transportes passou a conhecer a tecnologia do motor Cursor 8, também produzida no país.
Atualmente, a fábrica de caminhões da Iveco possui 2,5 milhões de m2 – empregando mais de 800 pessoas – e tem capacidade para produzir 27 mil veículos por ano. Mundialmente a montadora é classificada como empresa “full range”, que produz desde o motor, o menor caminhão, até os extrapesados.
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