Apostar no desenvolvimento das pessoas, acreditando na educação e na formação de qualidade como alavanca para o sucesso profissional é premissa da IVECO – marca do Iveco Group –, instalada no Brasil desde 1997, quando inaugurou o complexo industrial de Sete Lagoas (MG). Para celebrar 25 anos de história no país, a montadora apresentou, na última quinta-feira (25), em cerimônia realizada no município mineiro, a Escola IVECO, iniciativa concretizada em parceira com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG), com o apoio da Prefeitura de Sete Lagoas.
A ação contou com a presença de alunas de uma turma 100% feminina. O objetivo principal é ofertar formação profissional na região, contribuindo para potencializar o conhecimento e promover o crescimento da comunidade.
Por meio dos cursos oferecidos, que incluem formação para a execução de atividades industriais específicas e treinamentos em comportamentos e habilidades humanas, como capacidade de relacionamento e trabalho integrado, a Escola IVECO contribui qualificando e preparando profissionais para que se destaquem no concorrido mercado de trabalho, cada dia mais exigente. A meta da empresa para 2022 é formar até 500 alunos na Escola IVECO. Mas a iniciativa terá capacidade para formar até 1.000 alunos por ano. Parte dos formandos serão aproveitados pela empresa em futuras admissões.
Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, participou da cerimônia de apresentação do projeto ao lado de autoridades, diretores e colegas do Iveco Group e falou sobre a responsabilidade social da empresa. “Temos consciência do nosso papel como empresa e, igualmente, da responsabilidade que nos cabe enquanto cidadãos. Exatamente por isso, assumimos nosso compromisso com a sociedade, por meio dos nossos negócios e das tecnologias que desenvolvemos e aplicamos em nossos produtos e serviços, e também da missão de contribuir, todos os dias, para a evolução das pessoas”, afirmou.
A IVECO também irá atuar, por meio de treinamentos, no aperfeiçoamento do trabalho executado pelo próprio time e pela rede de concessionários, qualificando, de ponta a ponta, o serviço prestado ao cliente. “Em breve, levaremos mais formação e qualificação da nossa rede de concessionários, com novos cursos que irão moldar o profissional do futuro. Assim, atuaremos lapidando técnicos e executivos capazes de atender nossos clientes para os quais reservamos todo o nosso foco, com a introdução de novas tecnologias e métodos. Com isso, vamos ligar toda a cadeia de produção à assistência técnica, com cada vez mais oferta de cursos e treinamentos”, acrescenta Querichelli.
O executivo reforçou, ainda, a parceria de sucesso construída com a Fiemg/Senai-MG e o trabalho em conjunto realizado com a Prefeitura de Sete Lagoas. “Temos um carinho e um comprometimento especiais com Sete Lagoas, onde está localizado o maior complexo industrial da IVECO no mundo. Estamos aqui há mais de duas décadas, construindo uma história de muito sucesso, a exemplo do programa Próximo Passo, que leva ações de fomento à cultura, desenvolvimento territorial e do capital social, formação humana e qualidade de vida à comunidade Cidade de Deus, e, hoje, escrevemos mais um capítulo dela”, acrescentou.
Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), enfatizou a importância da iniciativa como incremento à atividade econômica do Estado. “O cenário nacional, no que tange à mão de obra qualificada, é desafiador. Há escassez de profissionais habilitados nas mais diversas áreas e isso impacta diretamente nas operações das indústrias e empresas. Iniciativas como a Escola IVECO, que conta com a expertise do Senai, maior rede de educação profissional da América Latina, contribuem para prover mão de obra qualificada cada vez mais necessária, ajudando a impulsionar o mercado e fomentando o crescimento que desejamos e trabalhos para construir”.
Os profissionais inscritos nos cursos e formados pela Escola IVECO estarão capacitados para integrar o banco de talentos da montadora, de outras empresas da região e para ingressar no mercado de trabalho formal. As aulas teóricas da instituição são realizadas virtualmente e as formações técnicas na sede do Senai-MG em Sete Lagoas.
Duílio Faria, prefeito de Sete Lagoas, comemorou a iniciativa, enfatizando a importância da parceria entre o município e a montadora. “Há 25 anos, a IVECO contribui com a economia da nossa cidade, diversificando as atividades e incrementando a receita do município. Tenho certeza de que a Escola IVECO será só mais uma dentre muitas iniciativas que fortalecerão o mercado de trabalho da região”, pontuou.