Depois de a JAC Motors apresentar cinco modelos 100% elétricos – três SUV´s, uma picape e um caminhão urbano, sendo que os dois últimos permanecem únicos no mercado nacional, segundo a montadora –, a família vai aumentar.
“Vem aí um novo produto absolutamente inédito e exclusivo em seu segmento: a partir de julho, a rede autorizada da marca começará a realizar as entregas da primeira van de grande porte totalmente elétrica do mercado brasileiro, a JAC iEV750V”, comemora Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
Ele continua: “Estamos bastante entusiasmados com esse modelo, considerando algumas aplicações bem específicas, como o segmento de entregas urbanas, por exemplo. Não é exagero afirmar que, depois da JAC iEV750V, nenhuma outra van a diesel tipo furgão será adequada para essa finalidade”, comenta Habib, lembrando que esse fenômeno de substituição das frotas para aplicação em entregas urbanas por veículos 100% elétricos já é recorrente na China e na Europa.
A citação do presidente da JAC tem fundamento nos números e expressa a preocupação das empresas com o nível de emissão de poluentes emitida por sua frota. Uma van movida a diesel que rode, hoje, 40.000 km por ano, emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período. “São 200 toneladas para cada veículo num prazo de dez anos! A introdução dessa van 100% elétrica da JAC na frota das empresas de entregas urbanas consiste na anulação dessa gigantesca emissão de carbono, algo que as grandes companhias estão buscando cada vez com maior frequência”, acentua Habib.
A van 100% elétrica JAC iEV750V possui custo total por km rodado de 2,5 vezes menor que seu equivalente térmico, informa a montadora. Com torque de 750 Nm e 163 cv de potência, opera com uma bateria de 92 kWh de capacidade e apresenta volume de 12,3 m3 de carga e 235 km de autonomia – essa razão sobe a 280 km com o modo ECO ligado (aumenta a regeneração de carga nas desacelerações e nas frenagens) e o ar-condicionado desligado.