Jadlog avança na logística reversa

Com os crescimentos consecutivos do e-commerce, os pontos Pickup da Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas fracionadas do Brasil e uma das principais operadoras logísticas do e-commerce, avançam na prestação de um dos serviços mais complexos, que é a logística reversa, para apoiar a devolução e troca de produtos adquiridos pela internet através da operação do drop off (de deixar as encomendas para retorno para a origem) nesses pontos.

“Os pontos Pickup, além de otimizarem a logística e trazerem opções de entregas, estão colaborando com a logística reversa do e-commerce por meio do drop off, permitindo que os consumidores realizem trocas ou devoluções de uma maneira fácil e conveniente”, afirma Bruno Tortorello, CEO da Jadlog.

A interação entre a Jadlog e os consumidores ocorre de maneira virtual, com o envio de um link que dá acesso a um QR Code. Por meio deste código, o consumidor apresenta a encomenda no ponto físico Pickup para que ela siga ao seu destino, a fim de ser trocada ou devolvida. No formato labelless, o processo dispensa o uso de etiquetas impressas, com o objetivo de deixá-lo o mais simples possível.

Os varejistas de moda e os marketplaces em geral são os que mais se beneficiam da logística reversa pelo drop off, já que o volume das trocas e devoluções de roupas, calçados e acessórios adquiridos nestes embarcadores são proporcionalmente maiores em relação a outros segmentos.

“Problemas com trocas e devoluções afastam o consumidor das compras online, por isso é importante os embarcadores contarem com soluções rápidas de logística reversa para estas demandas. O drop off dos pontos Pickup se ajusta cada vez mais às expectativas do consumidor, e essa boa resposta leva à diminuição das reclamações e dos transtornos com as trocas e devoluções”, destaca Tortorello.

A Jadlog foi pioneira na implementação dos pontos Pickup em grande escala no Brasil, em 2018, importando a solução de sua controladora, a rede DPDgroup, que já tem esse modelo consolidado na Europa. Hoje, são cerca de 3.000 pontos no Brasil, incluindo as mais de 500 franquias da Jadlog.

O Pickup é uma alternativa ao delivery e a expectativa é que em menos de cinco anos este tipo de solução represente cerca de 20% de todos os recebimentos do e-commerce no Brasil, uma porcentagem hoje já atingida em mercados considerados mais maduros, como o dos Estados Unidos e da Europa.

Baseados em uma rede de pontos comerciais físicos parceiros da Jadlog (que podem ser cafeterias, lojas de conveniência, lojas em shoppings, pequenos comércios em geral e filiais de grandes redes), o Pickup atua com horários estendidos em diferentes localidades, permitindo que o consumidor escolha um destes estabelecimentos próximos de sua casa ou do local de trabalho para retirar a encomenda com segurança, praticidade e percorrendo curtas distâncias. Ela também é uma opção ao vendedor de marketplaces, que podem depositar seus produtos a serem enviados aos compradores.

Além de trazer conveniência à experiência do consumidor e do vendedor, a solução é mais sustentável, pois reduz a circulação de veículos de última milha nas cidades e a emissão de CO2, ao passo que há uma quantidade menor de insucessos e de mais de uma tentativa de entregas, bem como devido ao fato de que, em uma única viagem, várias encomendas de diversos destinatários são deixadas em um único ponto Pickup. Também se trata de uma alternativa vantajosa para o bolso, pois o frete é cerca de 20% mais barato em relação ao delivery. Os benefícios atingem os embarcadores, que podem aproveitar o menor custo da solução logística para viabilizar o frete grátis aos seus clientes.