Ao longo dos anos o Brasil sofre com o roubo no transporte de cargas. De acordo comum levantamento realizado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC& Logística), em 2015 o país registrou mais de 19 mil roubos de cargas, com um prejuízo recorde, calculado em R$ 1,12 bilhão. Somente o Sudeste concentrou 85,76% dos casos, sendo que os estados de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) apresentaram o maior aumento no índice. Durante o ano de 2016, esse cenário ficou ainda mais grave.
Para a Jamef, o investimento em segurança é uma de suas premissas. Assim, durante toda sua história, a empresa tem implantado uma série de sistemas, treinamentos e processos para coibir esse tipo de ocorrência, garantindo assim, a segurança de seus colaboradores e o melhor serviço aos seus clientes.
Pensando nisso, a Jamef desenvolveu um software de apoio à gestão, que tem a função de acompanhar on-line as viagens de transferências, rastrear os veículos em trânsito, trazendo informações sobre os percursos realizados e se estão em conformidade com as previsões de chegada, permitindo à Jamef definir estratégias eficazes para o descarregamento e distribuição das cargas nas filiais.
Configurado para estabelecer alternativas de ações em casos de interrupção de vias, restrições ou qualquer ocorrência que possa impactar as viagens, o sistema traça rotas mais tranquilas e define horários de passagem em determinados trechos, garantindo aos motoristas maior segurança e mais agilidade durante todo o trajeto.
A frota da Jamef é 100% rastreada via satélite, com multitecnologias aptas a detectar qualquer tipo de ocorrência. Com um moderno sistema, todas as mercadorias são identificadas com uma etiqueta com código de barras exclusivo, facilitando o rastreamento, o monitoramento e a localização exata da carga, em tempo real. Sempre que necessário, os veículos são escoltados desde a coleta até a entrega para maior proteção do transporte em áreas de risco.
Além dos sistemas implementados, os motoristas passam por uma série de treinamentos para reduzir o risco de ocorrências, como orientações sobre paradas, forma de direção, uso adequado dos equipamentos etc. Além disso, a Jamef conta com uma Central de Gerenciamento de Riscos onde os motoristas podem acioná-la a qualquer momento, 24 horas por dia.
“Nosso maior diferencial de mercado é transportar a carga com agilidade e segurança, por isso, temos investido fortemente no treinamento de nossos colaboradores, em novas tecnologias, infraestrutura e processos. Atuamos para que nossos clientes possam ter cada vez mais a certeza de que sua carga chegará no prazo e em perfeitas condições em qualquer localidade do Brasil”, afirma Pedro Maniscalco, diretor de operações da Jamef.