JBS Transportadora investe em tecnologia de monitoramento on-line para aumentar a segurança de sua frota

A JBS Transportadora acaba de anunciar investimentos em tecnologia de monitoramento em tempo real, com o objetivo de aumentar em 50% a segurança da sua frota em 2017. Conhecida como telemetria, trata-se de um sistema inteligente de controle de desempenho dos motoristas, que vai gerar também redução do custo operacional e das multas de trânsito. A ferramenta será instalada em todos os 1.100 caminhões pertencentes à frota da unidade de negócios até o fim do ano.

A tecnologia, que pode ser operada via satélite ou pelo celular, vai mudar o foco de como a segurança é trabalhada nos treinamentos dos motoristas, pois traz visibilidade ao permitir o rastreamento remoto e on-line de uma viagem. “Pretendemos, mais do que monitorar, enxergar a performance do motorista, diagnosticar o que pode ser aprimorado e agir para aumentar a segurança e reduzir acidentes”, explica Ricardo Gelain, diretor da JBS Transportadora.

Todo o acompanhamento será feito pela central de monitoramento da unidade de negócios, a qual poderá interferir em uma viagem, seja devido a uma infração cometida (freada brusca, motorista com modo de direção agressivo, entre outros motivos)para otimizar o desempenho do colaborador. Nesse cenário, a expectativa da companhia é reduzir a quase zero o número de ocorrências em cinco anos.

A preocupação da JBS Transportadora com desempenho e segurança foi intensificada em 2016, quando realizou investimentos em treinamento e em direção defensiva. Como resultado, apresentou, no final do ano, um aumento de 40% na segurança de sua frota nas rodovias do país. “Não pretendemos ser os mais rápidos do mercado. Nosso objetivo é chegar no prazo, em segurança e com a carga intacta, e a telemetria será mais uma ferramenta para nos ajudar com essa previsibilidade”, diz Gelain.

Manutenção preditiva
O desafio da unidade para o ano que vem é, a partir das informações adquiridas com a implementação da telemetria, antecipar possíveis problemas mecânicos dos caminhões – manutenção preditiva, o que resulta em maior economia financeira, menos descarte de material e menos perda na produção do equipamento ou de sua vida útil.

Além disso, atualmente, a JBS Transportadora possui um índice de quase 5% de sua frota parada em revisão. Com a manutenção preditiva, a empresa espera diminuir esse percentual para 3%. “Dessa forma, será possível transportar mais carga com a mesma quantidade de caminhões”, finaliza Gelain.