A JSL, empresa com o maior portfólio de serviços de logística do Brasil, adquiriu a TruckPad, uma das maiores plataformas de conexão entre caminhoneiros e cargas da América Latina. A transação, cujo valor é de R$ 10 milhões, refere-se à compra de 100% das ações de emissão da TruckPad, por meio da assunção das obrigações/dívidas.
O negócio tem como objetivo a aceleração do desenvolvimento digital da JSL, agregando conhecimento tecnológico profundo ao plano de Inovação e dando suporte à rentabilização da adquirida, ajudando-a a se destacar da concorrência.
Para Antonio Barreto, diretor de M&A e Planejamento Estratégico da Simpar, área responsável pela condução das aquisições dentro do grupo do qual a JSL faz parte, “a exemplo de outras aquisições da Simpar e da própria JSL, a TruckPad se mantém como empresa independente, com uma agenda de negócios e crescimento própria. Dentro do ecossistema, respeitando a governança dos negócios, há oportunidades de gerar valor para outras empresas do grupo, além da própria TruckPad”.
A empresa planeja ampliar a plataforma de intermediação de frete com serviços adicionais a serem explorados, como rastreamento em tempo real, soluções financeiras para embarcadores e transportadoras, carteira digital, locação e comercialização de veículos, soluções de crédito para motoristas e otimização da rota para que o caminhão retorne com carga à origem.
“O negócio ampliará a digitalização da malha logística, que vem sendo trabalhada ativamente, oferecendo ainda mais serviços de transporte aos nossos clientes. Com isso, a competitividade será maior e teremos potencial de transformar o volume de carga geral já existente na operação da JSL”, afirma o CEO, Ramon Alcaraz. Além da aquisição, a JSL informou ao mercado a projeção de sua receita bruta três vezes superior à do período de 12 meses findo em março de 2021 até 2025, o que representaria cerca de R$ 10,8 bilhões. As projeções se baseiam no potencial de mercado endereçável, projeções de investimentos para compra de ativos já realizados e a realizar, bem como no crescimento através de aquisições, informa o fato relevante divulgado.