Jungheinrich destaca soluções em movimentação para a indústria de alimentos, varejo e atacado

A Jungheinrich apresenta na Superminas 2018 as melhores soluções para a movimentação de mercadorias no setor de alimentos e bebidas. A feira acontece de 16 a 18 de outubro, no ExpoMinas, em Belo Horizonte, e coincide com a inauguração da mais recente filial da empresa alemã no Brasil.

“Vamos apresentar na Superminas, maior vitrine supermercadista de Minas Gerais, as empilhadeiras dotadas das mais avançadas tecnologias do mundo e que auxiliam nossos clientes na conquista de excelência nas operações de intralogística. Outro motivo de comemoração é a inauguração da nossa mais nova filial brasileira, que atenderá o mercado mineiro, um dos maiores em vendas de empilhadeiras e transpaleteiras do país”, afirma Vigold Georg, diretor geral da Jungheinrich Brasil.

O Brasil representa cerca de 50% do volume de mercado da Jungheinrich na América Latina. Na região, a fabricante também atua no Chile, Colômbia, Equador e Peru, e de forma direta em mais 13 países, através de 8 representantes da marca. No mercado brasileiro, a empresa trabalha com mais de 600 variações de equipamentos movidos por bateria de chumbo ácido ou lítio, que representam 58% do market share, e combustão, responsável por uma fatia de 42% na comercialização da companhia.

“Em Minas Gerais, a tendência acompanha o restante do Brasil e o foco está na comercialização de produtos alimentados por energia elétrica. O equipamento movido a chumbo ácido ainda lidera o share na região, mas a vantagem das máquinas com bateria de lítio já é uma realidade que agrada os clientes”, diz Marcio Magalhães, gerente da filial mineira.

Para empresas dos segmentos farmacêutico, de alimentos, de bebidas, de produtos tóxicos, entre outros, as empilhadeiras elétricas contrabalançadas são ideais nas movimentações em ambientes fechados, principalmente por não emitirem gases poluentes, ao contrário, das empilhadeiras movidas a gás. “Quando um cliente opta por uma empilhadeira à combustão, é necessário ter um ambiente com ótima circulação de ar. No caso da empilhadeira elétrica, não é necessário ter essa preocupação”, relata Vigold Georg.

No mercado brasileiro a tendência por equipamentos à combustão é cultural, uma vez que o investimento inicial é menor que o elétrico e são encontradas frotas de equipamentos antigos com preços reduzidos.

Entretanto, há outros pontos que revelam as vantagens dos equipamentos elétricos. “Embora exija um investimento inicial maior, o custo total da operação de um equipamento elétrico a partir de um uso superior a 120 horas por mês é menor ao investimento em um equipamento a combustão, devido à redução dos gastos de manutenção e de combustível. Além dessa economia, os equipamentos elétricos também estão 100% alinhados com o posicionamento estratégico das empresas em relação a sustentabilidade e segurança”, conclui Vigold.

Excelência na operação

Entre as empresas mineiras que alcançaram excelência na operação logística com os equipamentos Jungheinrich está a Drogaria Araujo. A rede de drogarias mantém um Centro de Distribuição em Contagem com 16.000 SKUs que abastece cerca de 650 lojas no estado de Minas Gerais. A empresa trabalha no conceito de Drugstore e movimenta medicamentos, itens de higiene pessoal, snaks, perfumaria, dermocosméticos, além de produtos para pets, fitness e papelaria.

“As empilhadeiras da Jungheinrich proporcionam redução de custos, agilidade e produtividade nas operações e trazem segurança e conforto para os operadores”, destaca Adalberto Fontes, superintendente de Logística da Drogaria Araujo.

Lançamentos

O estande da Jungheinrich está localizado no nº 168. As soluções apresentadas são:

Selecionadora de Pedidos ERE 225i com plataforma L: Com capacidade de movimentar mercadorias de até 2.5t, a transpaleteira elétrica é totalmente integrada com a tecnologia da bateria de lítio, proporcionando operações 100% eficientes, devido as recargas de oportunidade de até 15 minutos, que não comprometem o desempenho da bateria. O equipamento é ideal para a utilização em carga e descarga de caminhões, bem como para separação de pedidos das mais diversas mercadorias. Adicionalmente, a adaptação ótima da transpaleteira elétrica permite tempos de uso extralongos e garante máxima capacidade de movimentação de carga com até 33% de economia de energia.

Empilhadeira elétrica contrabalançada EFG 320i: É uma das empilhadeiras mais tecnológicas do mercado e apresenta em sua nova versão bateria de lítio, livre de manutenção. Garante máxima perfomance com consumo mínimo de energia em qualquer operação. São mais compactas e sem restrição para o uso em ambientes externos. Esses veículos também emitem baixos ruídos e permitem um alto grau de giro, proporcionando mais mobilidade ao operador. Além disso, a empilhadeira contrabalançada elétrica de lítio contribui para o meio ambiente com zero emissão de gases poluentes. Esses equipamentos desempenham papel cada vez mais importante na busca pela sustentabilidade ambiental.

Transpaleteira elétrica EJE 220i: Equipamentos potentes, as transpaleteiras elétricas são adequadas para lugares em que a performance combinada à eficiência é um fator chave. Exemplos: no carregamento e descarregamento de caminhões na rampa; em operações contínuas de alta demanda com cargas pesadas, em operações de dois ou até três turnos ou mesmo em situações operacionais rigorosas.

Empilhadeira Retrátil ETV 216: Com capacidade de carga de até 1,6t e altura de elevação de até 5.720 mm, com capacidade residual de 1t. O equipamento também conta com modernos acessórios de segurança (luz de sinalização, sirene e etc..), que alertam os pedestres quanto à aproximação e movimentação dos equipamentos. A ETV 216 tem direção elétrica e como opcional um sistema de assistência chamado Position Control, que permite pré-gravar alturas nas quais a máquina deve se elevar para buscar ou estocar carga.