KION South America apresenta braço financeiro e fortalece estratégia na América Latina

A KION South America, líder em empilhadeiras e equipamentos de armazenagem, detentora das marcas Linde, STILL, Dematic e Baoli, anuncia a ampliação do KION Financial Services (KFS), braço financeiro da companhia. A iniciativa é parte da estratégia da companhia, que pretende fortalecer a participação da empresa na América Latina.

Idealizado em 2014, o KION Financial Services foi desenvolvido em 2015 como alternativa à crescente necessidade do mercado em relação a crédito para o financiamento de máquinas e equipamentos, disponibilizando desde serviços de leasing e crédito até consultoria financeira para o cliente.

De acordo com Ricardo Eguchi, CFO da KION South America, o fortalecimento do braço financeiro da KION é considerado chave na estratégia da companhia já que a empresa passa a ser a única do mercado de bens de capital a oferecer aos clientes produtos, serviços e formas de pagamento.

O KION Financial Services é uma das consequências de uma estratégia onde o cliente encontra na companhia todas as orientações para a aquisição da sua máquina, fechando o ciclo one-stop-shop. “É, sem dúvida, uma inovação já que do financiamento ao seguro do bem de capital, tudo é feito conosco”, afirma o executivo.

Atualmente, 37% do financiamento de clientes da empresa é realizado por meio do KION Financial Services e a expectativa da companhia é em curto prazo chegar a 50% e a médio ou longo prazo chegar a 75% dos financiamentos. “Trabalhamos em parceria com bancos sólidos como DLL, Deutsche Leasing, Societe Generale e Daycoval, de maneira a ter linha para os clientes de maneira ágil e transparente”, diz Eguchi.

O executivo pondera que, diferente do mercado europeu, em que o KFS funciona como uma captive – ao captar recursos no mercado e emprestar em forma de locação aos clientes – no Brasil, as empresas buscam a compra do equipamento e não somente o seu aluguel por tempo determinado. Por apresentar características de mercado semelhantes, o KION Financial Services deve ser viabilizado em outros países da América Latina.

KFS+ – Para dar ainda mais capilaridade ao KION Financial Services, a empresa lança o aplicativo KFS+, plataforma digital desenvolvida em forma de aplicativo utilizado pela área comercial, que simula e apresenta ao cliente o processo de venda end-to-end, sem camadas adicionais e com todas as opções disponíveis.

A chegada do KFS+ transforma o vendedor em um consultor por excelência “Com isso, empoderamos a área comercial, fazendo com que o vendedor ajude o cliente a tomar decisões de forma célere e assertiva, uma vez que todas as informações necessárias para concretizar o negócio estão na palma da mão”, afirma Eguchi.

De acordo com ele, o KFS+ foi desenvolvido dentro de um conceito digital e inovador e a companhia pretende garantir ainda mais robustez à atuação. “Acreditamos que não existe bem de capital sem braço financeiro e, com o KFS+, damos um viés ainda mais estratégico às forças de venda”, finaliza.

A divisão South America da KION faz parte da região Americas, que em 2017 correspondeu a 19% do faturamento global, e tem empresas como Coca-Cola, Ford, Mercedes, Chevrolet, Volkswagen, BMW, Casas Bahia, Lojas Americanas, TAM, Walmart, DHL e GPA entre seus clientes. No Brasil, o KION Financial Services movimenta cerca de R$ 100 milhões em financiamentos.