Lalamove, o unicórnio da logística last mile, faz delivery 4 rodas crescer no Brasil

A Lalamove, plataforma online de soluções em entregas que conecta usuários e empresas a motoristas parceiros, completa em agosto o segundo aniversário da operação brasileira. O diferencial para o sucesso da plataforma neste tempo no país é o foco nas soluções logísticas com veículos de quatro rodas, como carretos, utilitários, vans e SUVs.

Criada em 2013, a Lalamove se expandiu nos anos seguintes para diversas regiões asiáticas. Até que, em 2019, chegou a São Paulo, em sua primeira empreitada nas Américas. Segundo Luiz Giordani, gerente geral da Lalamove no Brasil, há mais semelhanças do que diferenças entre os mercados em que a empresa atua e o Brasil. “A Lalamove soube se adaptar a diversos mercados e contribuir para as comunidades em que atuamos. Além disso, no fim, empresas e pessoas de todo o mundo buscam uma solução prática e completa para entregar seus produtos”, diz Luiz.

Hoje, a startup está conectando mais de 7 milhões de clientes a um grupo de mais de 700 mil motoristas parceiros. No Brasil, a empresa cresce 100% ao mês, com 60 mil usuários em cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

De acordo com Luiz, os principais objetivos da Lalamove Brasil são ajudar os pequenos e médios negócios a prosperar e também promover a transformação digital no mercado de logística brasileiro, que ainda é bastante tradicional. “O transporte de mercadorias, especialmente para negócios que precisam de veículos maiores, pode ser um processo intimidante. Antes da nossa chegada, para conseguir um veículo maior, o usuário precisava acionar motoristas de carreto ou utilitário informalmente, por telefone ou WhatsApp, ou contratar uma transportadora pagando preços exorbitantes. Empresas maiores, por sua vez, poderiam montar uma frota própria, mas gastar muito neste processo”, conta Luiz.

Neste cenário, a plataforma torna-se uma alternativa rápida, mais barata e capaz de se adequar a diferentes tipos de demandas, ao contrário de quem tem uma frota própria ou um contrato fechado com uma transportadora. A empresa também cumpre um papel de eliminar a ociosidade de motoristas em períodos de baixa demanda. Assim, os profissionais passam a ter uma oportunidade de renda extra com o uso da plataforma.

A Lalamove funciona via webapp e aplicativos disponíveis para Android e iOS para facilitar a conexão entre clientes e profissionais de entrega e carreto. Nela, o usuário pode escolher o veículo ideal para suas necessidades, o ponto de retirada do pedido e os locais de entrega – a plataforma permite adicionar até 20 pontos de parada. Além disso, a Lalamove oferece serviços adicionais aos seus clientes, como a ajuda no carregamento dos itens durante o tempo contratado. Os preços iniciais da plataforma variam de R﹩ 9 a R﹩ 100, dependendo do serviço contratado, mais variáveis de quilometragem, paradas extras, adicional noturno e/ou de ajuda do motorista parceiro.