Levantamento da Tmov aponta perfil do caminhoneiro no Brasil

A Tmov, logtech e principal marketplace de oferta e demanda de cargas fechadas do Brasil, possui mais de 150 mil caminhoneiros cadastrados no seu aplicativo, que conecta motoristas com cargas de todo o país. Só nos últimos 12 meses, foram mais de 402 mil carregamentos realizados. Para conhecer um pouco mais do perfil destes caminhoneiros, a empresa realizou um estudo em sua base.

Entre os resultados do levantamento está a idade média dos caminhoneiros, que é 44 anos. Os que possuem menos de 40 anos são apenas 6,38%. Além disso, a análise da Tmov aponta que os estados de onde saíram mais toneladas nos fretes carregados nos últimos 12 meses foram Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Já os estados de destino que receberam mais toneladas de cargas foram Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso.

Os municípios brasileiros de onde saíram mais carregamentos foram Ponta Grossa–PR, Paranaguá–PR, Cambé–PR, Junqueirópolis–SP e Castro–PR. Já os que receberam mais carregamentos foram Paranaguá-PR, Santos–SP, Ponta Grossa-PR, Rolândia-PR, Rio Grande-RS.  

Ao olharmos para os produtos mais transportados nos últimos 12 meses, soja, milho, açúcar, trigo e farelo foram os que tiveram mais toneladas carregadas. Uma outra curiosidade que o estudo traz também são as marcas de caminhão mais presentes nos carregamentos: Scania, Volvo, Mercedes Benz, Iveco e Boreal são as 5 principais. Já os tipos de caminhão são: cavalo 3 eixos, cavalo 2 eixos, truck, cavalo 4 eixos e bi-truck.